Como usar computador como roteador sem fio

Os roteadores são equipamentos responsáveis por receber e transmitir informações em uma rede, ou seja, ele funciona como um distribuidor de pacotes de dados, fazendo com que todos os computadores ligados à rede recebam os pacotes contendo as informações.

Assim como os roteadores, os pontos de acesso também distribuem pacotes de dados, com a diferença de que estes criam uma rede sem fio (wireless), capaz de alcançar todos os dispositivos que estiverem próximos. Ambos servem para compartilhar internet.

O Windows 7 possui nativamente uma tecnologia que permite ao usuário criar um ponto de acesso (Access Point) em seu computador ou notebook, a Microsoft Virtual WiFi  Esta tecnologia possibilita a virtualização de placas Wireless, fazendo com que a partir de única placa WLAN, diversas outras sejam criadas de modo virtual.

Tela do programa

O programa Virtual Router Manager é um aplicativo capaz de gerenciar de forma bastante eficiente todo o potencial desta nova tecnologia.

Com ele, você poderá criar um ponto de acesso em qualquer computador ou notebook que possua placa wireless, possibilitando a criação de uma rede sem fios, ideal para compartilhar internet, recursos de rede, e transmitir informações entre as máquinas.

Após instalar o programa e definir a senha de acesso à rede, seu computador já estará distribuindo o sinal de internet, onde para que alguém possa se conectar deva inserir a senha definida por você. Esse programa é ótimo para compartilhar a internet em escritórios, lojas ou residências, haja vista que não há custo algum para sua implantação, desde que todos os computadores possuam placa wireless.

Lembrando que o programa só funciona em Windows 7, 8 ou Server 2008 R2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.