Como registrar alterações feitas no Registro do Windows

O registro do Windows é um dos locais mais importantes do sistema operacional, todas as informações sobre o computador estão guardadas lá. Dados de usuários do sistema, localização de arquivos e programas, preferências dos utilizadores do computador e configurações de hardware e softwares são exemplo de informações inseridas no registro.

Todas as ações realizadas no computador geram entradas que são guardados no registro, principalmente a instalação e desinstalação de programas. O maior problema é que quando desinstalamos programas, movemos ou apagamos arquivos, pode acontecer de suas informações continuarem presentes no registro, como se nada tivesse acontecido.

A longo prazo, a grande quantidade de informações desnecessárias pode deixar o computador lento ou até mesmo apresentando erro. Por esse motivo, registrar as alterações no registro é importante para corrigir problemas ou desfazer alterações indesejáveis.

Registro do Windows

Uma maneira eficiente de monitorar alterações feitas no registro é utilizando o programa Regshot. Este pequeno aplicativo oferece um recurso muito útil e interessante, ele reporta qualquer alteração feita no registro e compara o estado atual com o anterior à  modificação feita. O relatório pode ser salvo, inclusive, em HTML, facilitando a comparação do antes e depois à modificação feita no registro.

Por exemplo, quando um programa for instalado, ao final do processo de instalação o Regshot gera um relatório de todas as alterações feitas, como chaves criadas e valores inseridos, para que o usuário possa conferir como ficou o registro após tal modificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.