Recrutamento interno e externo
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. De um lado estão os trabalhadores desempregados em busca de um novo emprego e do outro as empresas buscando colaboradores que possuem o perfil adequado.
O recrutamento é uma das atividades que compõe o processo de agregar pessoas na organização, assim como a seleção. Agregar pessoas significa trazer novas pessoas para a empresa, ou direcionar pessoas para ocupar determinado cargo.
Contudo, o recrutamento nem sempre traz novas pessoas, pois em muitos casos o recrutamento é feito dentro da própria organização, com os colaboradores que já atuam na empresa. Com isso, temos o recrutamento interno e o recrutamento externo.
RECRUTAMENTO EXTERNO
O recrutamento externo consiste em buscar novos candidatos no mercado de trabalho, ou seja, novos colaboradores para começarem a trabalhar na empresa.
O recrutamento externo é feito de diversas maneiras, como através da divulgação das vagas em anúncios de jornais, revistas especializadas, TV, rádio, panfletos, empresas e sites especializados e diversos outros meios.
Este tipo de recrutamento pode se mostrar mais adequado ou não a depender da situação atual da empresa e de sua necessidade. Diante disso, podemos concluir que o recrutamento externo possui vantagens e desvantagens. Vamos alguns exemplos:
Vantagens:
- Estímulo à renovação da cultura organizacional
- Entrada de novas ideias e talentos
- Obtenção de colaboradores motivados e dispostos a “dar o sangue” pela empresa
- Possibilidade de conseguir os melhores colaboradores que atuam na área e que estejam disponíveis
Desvantagens:
- Alto custo operacional
- Pode gerar a perda da fidelidade e insatisfação dos colaboradores internos que almejavam o cargo
- Os bons colaboradores internos podem se sentir injustiçados e acabarem saindo da empresa para outra concorrente para se sentirem valorizados
- Pode ser demorado ou mesmo conflituosa a socialização do novo colaborador.
[related_posts]
RECRUTAMENTO INTERNO
Este recrutamento tem como objetivo selecionar colaboradores dentro da própria organização, ou seja, pessoas que já estão trabalhando na empresa. A promoção pode ser um exemplo de seleção que se dá através do recrutamento interno. Assim como acontece com o recrutamento externo, o recrutamento interno também apresenta seus pontos positivos e negativos. Vamos ver alguns exemplos:
Vantagens
- Custo operacional menor
- Aumenta a fidelidade dos colaboradores e seu compromisso com os objetivos da empresa
- Não exige um processo de socialização do novo ocupante do cargo
- Incentiva a capacitação e a busca por resultados positivos em busca de um melhor posicionamento na organização
Desvantagens:
- A empresa fecha as portas para novos talentos e ideias
- A cultura organizacional praticamente se mantem inalterada
- Possíveis conflitos podem se intensificar quando uma das partes conflitantes subir um degrau na hierarquia
- Favorece a falta de iniciativa e inovação e a manutenção da rotina atual
Como podemos perceber pelos exemplos citados, não existe um tipo de recrutamento ideal, tudo vai depender das necessidades e possibilidades da organização, pois como vimos um ponto positivo de um tipo de recrutamento pode acarretar o surgimento de um ponto negativo.
Por esse motivo, uma análise cautelosa é necessária, pois não estamos lidando apenas com competência, funções e cargos, mas também com motivação, expectativas, sentimentos e pessoais dos colaboradores. E tudo isso deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da organização.