Quem pode ser segurado da Previdência Social

A Previdência Social é um seguro que visa prestar assistência aos seus contribuintes em caso de perda da capacidade de trabalhar, invalidez por acidentes ou doença, para mulheres que deram a luz, para os dependentes cujo segurado venha a falecer, dentre outras situações.

Todo cidadão ou cidadã acima de 16 anos pode se tornar segurado do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, bastando, para isso, contribuir mensalmente. A alíquota de contribuição mínima para o INSS (na data de publicação deste texto) é de 8%, aplicável para salário até R$ 1.107,52.

Para se tornar um segurado do INSS, caso não seja empregado com carteira assinada, visite um posto de atendimento do INSS para verificar qual a melhor opção para o seu caso, ou ligue gratuitamente para o número 135, que é o número da central de atendimento da Previdência Social

Quais os tipos de segurado da Previdência Social

Empregado – Trabalhador com carteira assinada que presta serviços de natureza não eventual a empregador, mediante recebimento de salário.

Empregado doméstico – Trabalhador com carteira assinada, que presta serviço em residência de outra pessoa ou família, como cozinheira, governanta, jardineiro, caseiro etc., desde que a atividade não tenha fins lucrativos para o empregador.

Trabalhador avulso – Trabalhador que presta serviço a diversas empresas, sem vínculo de emprego, contratado por sindicatos ou órgãos gestores de mão de obra, como estivador, amarrador de embarcação e ensacador de cacau, por exemplo.

Contribuinte individual – Pessoa que trabalha por conta própria, sem vínculo de emprego. Entre os contribuintes individuais, está o Empreendedor Individual, que é o empresário que tenha auferido receita anual de até R$ 36.000,00, optante pelo Simples Nacional, que possua apenas um estabelecimento comercial, que tenha até 1 empregado e que não participe de outra empresa como sócio, titular ou administrador.

Segurado especial – Agricultor familiar e o pescador artesanal, que exercem atividade individualmente ou em regime de economia familiar.

Segurado facultativo – Pessoa maior de 16 anos de idade que não tem renda própria, mas contribui para a Previdência Social, como o estudante, a dona de casa, o síndico não remunerado, o guardador de carros etc.

Para mais informações, visite um posto do INSS ou ligue para o número 135.

5 comentários em “Quem pode ser segurado da Previdência Social

  • 21 de junho de 2020 em 11:41
    Permalink

    When some one searches for his vital thing, so he/she desires to be available that in detail, so that
    thing is maintained over here.

  • 26 de junho de 2020 em 2:27
    Permalink

    I’m really enjoying the design and layout of your blog.

    It’s a very easy on the eyes which makes it much more
    enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer
    to create your theme? Superb work!

  • 26 de junho de 2020 em 20:07
    Permalink

    Undeniably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net the simplest thing
    to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people
    think about worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects
    , people could take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.