Planilha para calcular IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

O imposto de renda é devido tanto pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, empresas. E seu recolhimento deve ser feito mensalmente ou anualmente, dependendo da origem da renda, se nacional ou internacional. Esta planilha tem como finalidade o cálculo do IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte ou cálculo do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. A alíquota deve ser aplicada ao salário do contribuinte somente após a dedução de obrigações legais, como as contribuições para a Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e a dedução por dependentes, por exemplo.

Informações sobre a planilha:

Salário: informe o salário bruto do contribuinte.

Nº de dependentes: número de pessoas que dependem de você, de sua renda. Seus filhos, por exemplo.

Deduções: este campo calcula automaticamente as deduções referentes ao INSS e ao número de dependentes.

Base de cálculo: informa seu salário base para o recolhimento do IRRF.

calculando o imposto

Tabelas do INSS e do IRFF

Como as faixas salariais, o valor máximo para contribuição do INSS e o valor da dedução por dependentes mudam, normalmente, todo ano, as tabelas referentes aos valores do INSS e do IRRF estão desbloqueadas para que atualizações possam ser feitas, caso os valores sofram alterações.

Já que o cálculo do IRRF depende da contribuição para o INSS, é importante que os valores da tabela do INSS estejam corretos e atualizados.

Os valores contidos nas tabelas do INSS e do IRRF são os que estão em vigor na data de publicação deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.