O que é e como fazer uma pós-graduação – especialização

Publicado em 15 fevereiro, 2017 / Atualizado em 15 de fevereiro de 2017

Confira dicas de como fazer uma pós-graduação na sua área e por que ela pode ser importante para sua carreira profissional

A escolaridade formal é o principal instrumento de crescimento profissional, não adianta saber fazer, é necessário que tal conhecimento seja atestado por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Por esse motivo, quem possui diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, na maioria das vezes ocupam os cargos mais cobiçados e possuem remuneração maior.

Claro que apenas um certificado ou diploma, por si só, não leva ninguém a nada, o sucesso vai depender do bom trabalho de cada um. No entanto, para consegui-los, você tem que provar ter o conhecimento necessário, por isso eles são importantes.

A Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação, também chamados cursos de especialização são destinados a quem já possui graduação em alguma área, ou seja, possue nível superior, e deseja se aprofundar, se tornar um especialista em algum nicho dentro daquela área.

Por exemplo, quem se forma em administração de empresas, pode fazer uma pós-graduação para especializar-se em:

  • Logística
  • Administração de produção
  • Marketing
  • Contabilidade
  • Matemática financeira
  • Administração pública
  • Gestão de pessoas

Como o curso de Administração costuma englobar disciplinas de diversas áreas, que são experimentadas pelos estudantes ao longo dos semestres em sala de aula, durante a graduação, o estudante já pode conhecer alguma que chame sua atenção e que possa futuramente ser a área escolhida para uma pós-graduação. Claro que isso também é possível em outros cursos, e não apenas no de Administração.

O próprio nome já diz do que se trata. Pós-graduação quer dizer “depois da graduação” é uma titulação posterior, é um curso feito depois de concluída a graduação na faculdade ou universidade.

A pós-graduação pode ser entendida como a continuidade daquilo que se estudou na graduação, porém mais focada, dedicada a uma área específica.

Estudante

Fazer uma pós-graduação Lato Sensu, ou especialização, é muito fácil, já que pode ser feita tanto de maneira presencial quanto à distância, pela internet.

Vantagens de fazer uma pós-graduação

Além de aprimorar os conhecimentos sobre sua área de atuação, capacitando o estudante para tornar-se um profissional mais completo e qualificado, uma pós-graduação também oferece dois benefícios diretos:

  1. No caso de servidores públicos, diversas carreiras oferecem incentivos para quem possui escolaridade superior à exigida para o cargo.
  2. No mercado de trabalho, uma pessoa com pós-graduação em determinada área é vista como alguém mais qualificado para atividades relacionadas à área do que alguém que apenas concluiu uma graduação.

Tipos de pós-graduação

Diferente do que muitos pensam, cursos de mestrado e doutorado também são cursos de pós-graduação. Vale lembrar que tanto a especialização, quanto o mestrado e o doutorado são graus acadêmicos. No entanto, existe uma diferença:

  • Pós-graduação Lato Sensu (especialização): os cursos lato sensu são voltados à prática profissional, a quem atuará no mercado dentro daquela área. São os cursos de especialização. Um exemplo, na área de administração, são os cursos de MBA (Master Business Administration), que são voltados para a prática profissional. Para ser considerada uma especialização, o curso deve ter carga horária mínima de 360 horas e ser reconhecido pelo MEC, caso contrário será apenas um curso de aperfeiçoamento.
  • Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado): são cursos voltados para o desenvolvimento acadêmico. Geralmente este tipo de pós-graduação é destinado a professores e pesquisadores que desejam se aprofundar bem como contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em alguma área.

Pós-graduação à distância ou presencial

Uma especialização pode ser feita de três maneiras diferentes:

  • Presencial: o estudante frequenta o ambiente de ensino de maneira semelhante ao que fez na graduação, em salas de aulas com outros estudantes e o professor.
  • Semipresencial: aqui uma parte das atividades é feita à distância, por meio da internet, e outras devem ser feitas presencialmente, a exemplo de provas ou mesmo a presença em sala de aula em datas determinadas.
  • À distância: Todas as atividades são feitas por meio da internet, bem como a própria apresentação do trabalho de conclusão do curso (TCC, monografia, plano de negócio etc.).

Em alguns cursos EAD todas as atividades são por meio da internet, no entanto, algumas instituição exigem que provas ou a apresentação do trabalho de conclusão de curso seja realizado no polo onde o aluno está matriculado.

Diploma ou certificado?

O documento que atesta a titulação ou grau acadêmico na especialização é diferente daquele utilizado na graduação, mestrado ou doutorado. Confira:

  • Graduação: diploma (Bacharel, Professor, Tecnólogo)
  • Especialização: certificado (Especialista)
  • Mestrado: diploma (Mestre)
  • Doutorado: diploma (Doutor)

Como percebemos, a especialização é o único grau acadêmico que  não titula através de um diploma, mas sim de um certificado.

Onde fazer uma pós-graduação

Fazer uma especialização atualmente é bastante simples, tendo em vista que diversas instituições oferecem cursos até mesmo onde não possuem unidades próprias, fazendo isso através de polos. Grande parte das universidades e faculdades públicas ou provadas também oferecem cursos de especialização.

Recomendamos que quem tiver interesse em fazer uma pós pesquise na internet, pergunte a amigos e professores sobre quais as melhores opções no mercado. Visitar sites de reclamação na internet também é uma boa maneira de verificar se a empresa que você escolher realmente tem compromisso com a qualidade do ensino.

E lembre-se: sempre se certifique de que o curso de pós-graduação Latu senso (especialização) escolhido é reconhecido pelo MEC, e possui carga horária mínima de 360 horas. Caso contrário, você não obterá esse novo grau acadêmico.