Instaladores de sites de download podem oferecer riscos

Publicado em 20 Fevereiro, 2017

Muitos instaladores podem fazer a instalação de programas desnecessários, indesejados ou perigosos no computado dos usuários

Até certo tempo, os sites de download disponibilizavam os conteúdos para os visitantes baixarem de duas maneiras: link direto para o arquivo do programa, jogo etc. ou link para a página da empresa desenvolvedora, para a partir de lá o visitante baixar o que deseja.

Uma prática que passou a ser adotada por diversos sites de download mundo à fora é a de oferecer o download de algum programa por meio de um instalador próprio, que será o responsável não só por baixar o arquivo como também iniciar a instalação dos programas.

Em outras palavras, ao fazer o download de um programa, jogo ou qualquer outro conteúdo em sites que utilizam instaladores, você baixará no mínimo dois programas, o instalador do site e em seguida aquele que você realmente deseja.

Por que existem os instaladores?

Os instaladores surgiram como uma maneira de o site ganhar dinheiro com publicidade e a instalação de programas de empresas parceiras nos computadores de seus visitantes.

Pessoa no computador

Os instaladores podem instalar no computador do usuários programa desnecessários, indesejados ou ate mesmo perigosos.

Os instaladores são perigosos?

Alguns, sim. Não podemos generalizar pois devem existir sites que não tentam enganar os usuários fazendo a instalação automática de programas indesejados. No entanto, em alguns casos e em alguns sites isso já ocorreu.

Por esse motivo, é importante utilizar instaladores apenas nos sites que você conhece e realmente confia. Sites desconhecidos ou duvidosos que oferecem downloads por meio de instaladores devem ser evitados.

Qual o perigo que eles oferecem?

Os instaladores podem instalar automaticamente programas indesejados, desnecessários ou até mesmo perigosos. Tais programas indesejados podem trazer uma série de transtornos e riscos, por exemplo:

  • Modificar a página inicial dos navegadores.
  • Alterar seu buscador padrão.
  • Instalar extensões no navegador para rastrear suas atividades.
  • Instalar programas de monitoramento para analisar suas atividades online.
  • Roubar dados sigilosos.
  • Instalar widgets indesejados como os de previsão do tempo, horário etc.
  • Abrir brechas para ataques ao seu computador.
  • Deixar o computador mais lento, por ter mais programas rodando.
  • Abrir janelas pop-up no navegador.
  • Instalar barras de ferramentas no navegador.
  • Fazer redirecionamentos automáticos em sites.

Como se prevenir

Se você ficar em dúvida se é seguro ou não utilizar o instalador de algum site, o ideal é visitar site do desenvolvedor do conteúdo (jogo, programa etc.) e fazer o download em seu site oficial.

Se você já souber o nome, por exemplo, do programa que desejar instalar, basta pesquisar na internet pelo site do desenvolvedor e baixar por lá. Com isso você garante dois pontos importantes:

  • Baixará o programa em seu site oficial, livre de possíveis contaminações por vírus ou outros programas maliciosos.
  • Terá acesso à versão mais recente.

Então fique esperto e sempre que possível evite os instaladores, pois para o usuários eles não servem para nada, a não ser dar dor de cabeça.