Inquilino tem preferência sobre a venda de imóveis alugados

O aluguel de imóveis é uma relação comercial onde o proprietário do imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, concede o direito de uso a outra pessoa (locatário), mediante pagamento mensal.

Essa relação entre locador e locatário é firmada através de contrato de aluguel, onde estão estabelecidas as condições gerais do negócios, bem como as obrigações, direitos e deveres de ambas as partes.

Com o prazo de validade determinado no momento da assinatura do contrato, tanto a pessoa que alugou o imóvel quanto o dono do mesmo deverão seguir o que está estabelecido nele, em relação a duração do mesmo. Contudo, neste período o locador pode decidir vender o imóvel.

Se isso acontecer, de acordo com a Lei do inquilinato, o locatário tem preferência na compra do imóvel onde reside. Ou seja, se o dono do imóvel quer vendê-lo, e o inquilino deseja comprá-lo, pela lei o locador deverá lhe vender o imóvel. Em outras palavras, o dono do imóvel é obrigado a dar a preferência ao inquilino, a vender ao inquilino caso este deseje comprar o imóvel.

Casa

Conheça as principais condições:

  • O inquilino dever ser avisado sobre a pretensão de venda do imóvel com trinta dias de antecedência.
  • A comunicação de intenção venda deve ser feita ao locatário por escrito, descrevendo, além do valor do imóvel, condições de pagamento e todas as demais informações sobre ele e sobre a venda.
  • Caso o inquilino deseje comprar o imóvel, essa sua decisão dever ser informada ao dono do imóvel dentro do prazo de 30 dias, sob o risco de perder o direito à preferência.
  • O direito à preferência deixa de existir quando o imóvel for colocado à venda por decisão judicial, em casos de permuta, doação, cisão, fusão, incorporação e integralização de capital.

Essas são as principais disposições sobre a preferência do inquilino na compra do imóvel alugado. Para mais detalhes, consulte a Lei do Inquilinato (8.245/91), em sua seção V, que compreende os artigos 27 a 34.

4 comentários em “Inquilino tem preferência sobre a venda de imóveis alugados

  • 21 de junho de 2020 em 1:53
    Permalink

    I have been browsing online more than 3 hours these days, yet I never discovered any fascinating article like yours.
    It is beautiful value sufficient for me. In my view, if all website owners and bloggers made
    excellent content as you did, the web will be
    much more helpful than ever before.

  • 22 de junho de 2020 em 21:25
    Permalink

    Everything is very open with a precise description of the issues.
    It was really informative. Your website is extremely helpful.

    Thank you for sharing!

  • 27 de junho de 2020 em 16:57
    Permalink

    Link exchange is nothing else however it is only placing the other person’s website link on your page at appropriate place and other person will
    also do similar in support of you.

  • 28 de junho de 2020 em 17:49
    Permalink

    It’s remarkable to pay a visit this site and reading the
    views of all colleagues concerning this post, while I am also zealous of getting know-how.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.