Habilitação, emplacamento e IPVA para motos Cinquentinha 50cc

Os transtornos causados pelos longos engarrafamentos nas cidades, assim como a falta de espaço para estacionar carros, fizeram com que grande parte da população buscasse uma solução mais rápida e fácil: as motos. Além da facilidade para trafegar e estacionar, as motos se mostram uma boa opção também por serem mais econômicas e poluírem menos o meio ambiente.

Em meio a isso, um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos é o dos ciclomotores, aquelas pequenas motos com motor de até 50 cilindradas, as chamadas cinquentinhas. O número de motos de 50cc circulando pelas ruas de várias cidades do país só tem aumentando, sendo escolhida como meio de transporte tanto por homens quanto mulheres.

O atrativo neste tipo de veículo não é apenas o que é comum entre as demais motocicletas, como facilidade para fugir de engarrafamentos e para estacionar, mas sim o fato de não necessitar ser registrada, pelo menos em muitos estados do Brasil seus proprietários não são obrigados a registrá-las. Isso acarreta uma realidade perigosa: é cada vez mais comum ver pessoas que não tem a mínima noção de trânsito, ou mesmo crianças e adolescentes, pilotando este tipo de veículo nas ruas das cidades.

[related_posts]

Preocupados com tal situação, diversas cidades do Brasil estão ou já passaram a exigir que as motos cinquentinhas sejam registradas, ou seja, que elas sejam emplacadas, paguem IPVA, seguro DPVAT e que seus condutores tenham CNH – carteira Nacional de Habilitação categoria A ou ACC – Autorização de Circulação de Ciclomotores.

Apesar da reclamação de muitos proprietários, que indagam que este tipo de veículo não necessita de registro, segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 129, compete aos municípios a regulamentação e registro de veículos ciclomotores.

Em outras palavras, se atualmente não é obrigatório o registro de motos de 50cc na sua cidade, fique sabendo que o município pode tornar obrigatório seu registro, incluindo todas as demais obrigações como pagamento de licenciamento, IPVA e DPVAT, emplacamento e possuir CNH ou ACC.

6 comentários em “Habilitação, emplacamento e IPVA para motos Cinquentinha 50cc

  • 21 de junho de 2020 em 2:21
    Permalink

    You’re so cool! I do not suppose I have read anything like this
    before. So wonderful to find someone with a few unique thoughts on this subject matter.
    Really.. thank you for starting this up. This site
    is something that’s needed on the internet, someone with a little originality!

  • 21 de junho de 2020 em 15:33
    Permalink

    Thanks , I’ve just been searching for info about this subject for ages and yours is
    the greatest I’ve came upon so far. However, what about the bottom line?
    Are you certain concerning the supply?

  • 26 de junho de 2020 em 1:32
    Permalink

    Tremendous things here. I’m very happy to peer your article.
    Thanks so much and I am taking a look forward to touch you.
    Will you please drop me a e-mail?

  • 29 de junho de 2020 em 0:30
    Permalink

    I used to be recommended this blog via my cousin. I’m not sure whether or not this publish is written by way of
    him as no one else realize such distinct approximately my problem.
    You’re incredible! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.