Firefox está consumindo muita memória? Evite que o PC trave

Ocupando o segundo lugar no ranking dos navegadores WEB, o Firefox apresenta inúmeras qualidades, além de contar com uma imensa quantidade de complementos, sejam eles extensões ou temas. Apesar disso, ainda é alvo de muitas reclamações, principalmente daqueles usuários cujo computador não possui muita memória RAM.

Quando abrimos muitas abas no Firefox, o consumo de memória costuma aumentar muito, ainda mais quando em uma dessas abas estamos vendo vídeos online ou executando pesadas animações em Flash. Se o computador tiver pouca RAM, há grandes chances de ele travar, parar de responder.

Para acabar com problemas de alto consumo e travamentos no Firefox, foi criada a extensão Memory Restart. Depois de instalada e ativa, a extensão começa a monitorar o consumo de memória do Firefox, e quando esse consumo atingir um limite (que é definido pelo usuário), o Memory Restart irá automaticamente reiniciar o Firefox, evitando que a máquina trave.

Memory Restart - tela de configuração

Depois de reiniciado, mesmo reabrindo as mesmas abas, o consumo de RAM irá diminuir. Se preferir, depois da reinicialização, você poderá fechar algumas abas, evitando que aconteça uma nova sobrecarga de consumo.

Para definir o limite máximo de RAM para o firefox, depois de instalar a extensão vá até o menu “Ferramentas” => “Complementos” => “Extensões”, selecione o Memory Restart e clique em opções.

A extensão irá inserir um ícone na barra de extensões que ficará vermelho quando o consumo de memória estiver perto do valor máximo. Quando isso acontecer, feche algumas abas, para evitar que ele reinicie abruptamente e você acabe perdendo trabalhos que não foram salvos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.