Extintor tipo ABC para automóveis

Os veículos novos fabricados no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2005 passaram obrigatoriamente a serem equipados com extintores de incêndio do tipo ABC, obedecendo à Resolução 157 estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Até então, os carros eram equipados com extintores do tipo BC, cujo potencial de apagar incêndios não atingia incêndios de classe C.

Quais são as classes de incêndio?

Classe A – são incêndios ocorridos em materiais sólidos, como papel, madeira, plástico, borracha, isopor, espuma, tecidos etc. No caso de veículos, podemos citar partes como bancos, volante, forro de teto e porta, painel de instrumento etc.

Classe B – os incêndios dessa classe ocorrem em líquidos inflamáveis, como gasolina, tinta, álcool, óleo diesel, solventes etc. Nos veículos, principalmente em partes próximas ao motor e ao escapamento, é recomendável verificar o estado das mangueiras de combustível e substituí-las se for necessário, a fim de evitar incêndios desse tipo.

Classe C – essa é a classe de incêndio que deve ser atendida pelo novos extintores, extintores ABC. Essa classe é voltada a  incêndios ocorridos em sistemas elétricos, como redes elétricas, motores, geradores etc. No caso de veículos, podemos citar incêndios na instalação elétrica, alternadores, módulos etc.

Extintor de incêndioA partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos deverão estar equipados com extintores ABC, independente de serem novos ou não. A partir dessa data os extintores BC deixarão de ser fabricados e comercializados para uso automotivo.

Os extintores ABC são mais caros que os BC, o que é motivo de reclamação de muitos proprietários de veículos. No entanto, deve-se ter em mente que a obrigatoriedade de usar extintores ABC visa aumentar a segurança em caso de incêndio, pois outra classe de incêndio poderá ser controlada.

Diferentemente dos BC, os extintores ABC possuem um prazo de validade muito maior, que é de 5 anos, enquanto os BC tem validade de apenas 1 ano. Outra característica do extintor ABC é que ele é descartável, ou seja, depois de vencida a validade ou depois de seu uso, não podem ser recarregados.

5 comentários em “Extintor tipo ABC para automóveis

  • 21 de junho de 2020 em 0:58
    Permalink

    Hello, just wanted to tell you, I loved this blog post.
    It was practical. Keep on posting!

  • 26 de junho de 2020 em 2:59
    Permalink

    May I simply say what a comfort to discover a person that really understands what they’re talking about online.
    You actually realize how to bring a problem to light and make it important.
    More and more people need to check this out and understand this side of
    your story. I was surprised that you are not more popular since you most certainly have the gift.

  • 27 de junho de 2020 em 12:37
    Permalink

    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to mention that I’ve really loved surfing around your weblog posts.
    After all I’ll be subscribing on your feed and I am hoping you write again very soon!

  • 28 de junho de 2020 em 18:32
    Permalink

    Hello, i think that i saw you visited my blog thus i came to return the choose?.I
    am trying to in finding issues to improve my site!I assume its good
    enough to make use of some of your concepts!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.