Diferença entre KB/s, Kbps, KBps, bit e byte em downloads

Os termos utilizados em informática costumam deixar muita gente com diversas dúvidas, sobretudo quando estes termos tem nomes semelhantes ou envolvem cálculos para que sejam diferenciados ou entendidos. O que mais confunde os usuários de computador são as medidas de velocidade de transmissão de dados e de medida de tamanho de arquivos, principalmente por terem os nomes parecidos.

Neste post vamos escrever sobre as medidads de velocidade e de tamanho de arquivos, normalmente vistas durante a navegação na internet ou durante o download de arquivos. Mais especificamente, vou tratar de KB/s, Kbps, KBps, bit e byte.

Antes, vamos às unidades de medida

Medidas de tamanho de arquivo

Bit: é a menor unidade de dados que pode ser armazenada ou transmitida

Byte: possui 8 bits.

Kilobyte= KByte = KB : corresponde a 1024 bytes

Megabyte = MByte = MB: corresponde a 1024 Kbytes

Gigabyte = GByte = GB: corresponde a 1024 megabytes

Medidas de velocidade de transmissão de dados

Kbps – kilobits por segundo. Corresponde 1.000 bits por segundo

KBps = KB/s – kilobyte por segundo. Corresponde a 1.000 bytes por segundo. Como um byte possui 8 bits, 1 KBps possui uma velocidade de 8000 bits por segundo.

Dica: lembre que “b” minúsculo refere-se a bit. Enquanto “B” maiúsculo refere-se a byte.

Um exemplo prático:

Imaginemos que sua internet seja de 1 Mega. Ao contrário do que você pode estar pensando, não é 1 megabyte por segundo, mas sim 1 megabit por segundo, ou seja 1000 kilobits por segundo.

Vamos aos números:

1 megabit = 1000 kilobits (1000 Kbps)

No entanto, quando fazemos download, a maioria dos programas exibe a taxa de transferência em KB/s ou KBps, ou seja, a medida usada é o Byte e não o bit. Como 1 byte possui 8 bit, para acharmos a velocidade de download em byte ou megabyte, devemos dividir o valor por 8.

Exemplos:

Conexão de 300 Kbps – sua velocidade de download, em KB/s é: 300/8 = 37,5 KB/s (Kbytes por segundo)

Conexão de 1 mega (1 megabit = 1000 kilobits) – sua velocidade de download, em KB/s é: 1000/8 = 125 KB/s (Kbytes por segundo)

Pode parecer um pouco confuso, mas com o tempo e após alguns cálculos, você saberá diferenciar corretamente cada uma dessas unidades de medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.