Dicas para viajar de avião pela primeira vez

Publicado em 10 Fevereiro, 2017 / Atualizado em 13 de Fevereiro de 2017

Viajar de avião é tão simples quanto qualquer outro tipo de transporte, diferenciando-se apenas em alguns detalhes

Viagens de avião estão se popularizando no nosso país, cada vez mais os brasileiros estão optando pela viagem aérea em comparação com a viagem terrestre, feitas por ônibus ou carro. Isso se dá, na maioria dos casos, pela facilidade de pagamento oferecida pelas companhias aéreas, pela diminuição dos preços das tarifas e também pela rapidez.

Uma viagem de avião costuma levar muito menos tempo que uma viagem terrestre, de carro ou ônibus. Podemos citar como exemplo uma viagem de Salvador para São Paulo. Em média, de avião, essa viagem dura 2h30min, em voos diretos. De carro ela pode levar 24h.

Como tem muitos brasileiros viajando de avião pela primeira vez, muitas são as dúvidas que surgem sobre como comprar a passagem, como fazer check-in, como embarcar, o que levar, cuidados que devem ser tomados e uma série de outras incertezas.

Se você vai viajar de avião pela primeira e tem muitas dúvidas sobre o que e como fazer, e o que pode acontecer durante o voo, confira nossas dicas abaixo.

Como comprar a passagem aérea

A passagem aérea pode ser comprada em agências de viagens, em sites especializados ou mesmo no site das companhias aéreas. A compra da passagem pela internet é aconselhável por ser mais fácil pesquisar preços e assim selecionar aquele que apresenta o menor preço.

Uma dica que damos para a compra da passagem é comprá-la o mais antecipadamente possível. De preferência meses antes. Claro que em muitas casos pode não ser possível comprar a passagem com um, dois ou três meses de antecedência, mas sempre que for possível é preferível fazer com a máxima antecedência possível.

Em testes que fizemos, uma passagem comprada com dois meses de antecedência, se fosse deixada para ser comparada apenas dois dias antes da data da viagem, custaria o triplo do preço.

Aeroporto

É importante chegar o aeroporto com antecedência para evitar atrasos, sobretudo para fazer o check-in no balcão da companhia.

Bagagem de mão e bagagem despachada

Bagagem de mão, como o próprio nome diz, é a mochila, sacola ou qualquer outro tipo de acessório que pode ser usado para transportar objetos de uso mais corriqueiros, como carteiras, smartphones etc., que pode ser levados para dentro do avião pelo passageiro.

A bagagem de mão possui um limite de peso, e esse limite varia de acordo com a companhia aérea, podendo ser de cinco quilos ou mais. Para saber exatamente, é necessário conferir com a companhia aérea responsável pelo voo.

Bagagem despachada é a bagagem que vai no bagageiro do avião, e atualmente seu peso máximo é de 23 quilos. Aqui você deve conferir duas coisas (todas devem ser consultadas junto a companhia aérea):

  • Quantos objetos (malas, mochilas, bolsas etc.) podem ter seu peso somado para chegar aos 23 quilos.
  • Se é possível aumentar esse limite de peso da bagagem despachada, como através da contratação de algum serviço extra, ou pagamento de um valor adicional devido ao excesso de bagagem, por exemplo.

Como fazer o check-in

O check-in deve ser feito no balcão da companhia responsável pelo seu voo. Nele você deverá apresentar seu documento de identidade para que o atendente possa localizador seu voo em seguida lhe entregar o cartão de embarque, que deverá ser apresentado para que você possa entrar na sala de embarque e posteriormente no avião. No check-in você também deverá informar seus dados de contato.

Existe a possibilidade de fazer o check-in também pelo site da companhia aérea, aplicativo de celular ou através dos totens que as mesmas possuem nos aeroportos. É no check-in que você deverá apresentar sua bagagem de mão e a bagagem que será despachada, para que ambas possa ser pesadas. Em alguns casos, poderá existir uma fila para check-in e outra para despachar a bagagem.

Então podemos fazer o check-in de 4 maneiras:

  • No balcão da companhia.
  • Pelo site da companhia.
  • Nos totens que ficam nos aeroportos.
  • Através do aplicativo da companhia aérea (no smartphone, tablet etc.)

Se fizer o check-in pela internet, lembre-se de imprimir o cartão de embarque. Também é possível imprimir o cartão de embarque nos totens da companhia.

Geralmente adultos que vão viajar com bebês de colo devem fazer o check-in apenas no balcão. Quem está com crianças de colo tem prioridade para entrar no avião.

Mais dicas:

  • Chegue no aeroporto com pelos menos duas horas de antecedência e, caso tenha que fazer o check-in no balcão, dirija-se logo até lá, pois você poderá perder muito tempo caso a fila esteja grande.
  • Planeje bem sua viagem para evitar situações de no-show.
  • Para embarcar com líquido, é importante ter em mente que existe o limite de 100ml, que pode ser transportado na bagagem de mão.
  • Antes de entrar na sala de embarque, o passageiro deverá passar por detector de metais.
  • Além de passar pelo raio-X, caso os funcionários achem que é necessário, suas malas poderão ser abertas para a verificação do seu conteúdo.
  • Fica atento aos painéis eletrônicos para conferir se houve alteração referentes ao seu voo, como portão de embarque, por exemplo. Fique atento também às informações passadas pelos alto-falantes, para verificar se ocorreram alterações no seu voo, e também para ouvir a chamada para seu embarque.
  • Qualquer tipo de lanche no aeroporto é muito caro, se deseja economizar, aguarde para comer fora do aeroporto.
  • Como é seu primeiro voo, chegue cedo, para já ir se ambientando e descobrindo onde fica cada coisa no aeroporto, como sanitários, totens, das companhias, lojas, lanchonetes etc.

Boa viagem!