Dicas para cuidar do pneu do carro

Durante a rodagem, todos os componentes do veículo estão sofrendo desgaste, alguns em menor grau e outros acabam sofrendo mais desgaste, principalmente aqueles que funcionam em atrito com outras peças ou com o solo, como é caso dos pneus.

Os pneus dos veículos estão em constante desgaste. Seja rodando em calçamento, estrada de chão ou asfalto, é inevitável que o pneus não se desgastem, mesmo que seja bem pouco. Além disso, existem fatores que podem causam desgaste excessivo ou prematuro.

Mesmo assim, com algumas medidas é possível evitar o desgaste excessivo e prolongar a vida útil dos pneus. Abaixo listamos dicas para que os pneus não fiquem “carecas” antes do tempo e, consequentemente durem mais tempo.

Pneu seminovo

Mantenha os pneus calibrados

A calibragem correta dos pneus além de ser importante para evitar o aumento no consumo de combustível também é útil para evitar o desgaste prematuro e irregular dos pneus, já que um pneu descalibrado tende a “torcer” e deformar-se, principalmente em curvas. Calibre os pneus toda semana, ou no máximo a cada quinze dias.

Evite arrancadas

As arrancadas causam desgaste excessivo dos pneus, e se for praticada com frequencia pode comprometer seriamente sua vida útil. Quando ocorre a arrancada, os pneus giram com tanta força a ponto de fazer o carro praticamente ficar parado no lugar, tudo isso sustentando o peso do veículo. O resultado disso é: pneus carecas antes do tempo.

Cantar pneus nas curvas

Semelhante com o que ocorre com as arrancadas, o hábito de fazer curvas em altas velocidades aumenta o desgaste dos pneus. O fato de o pneu “cantar” ocorre devido à velocidade, que faz com o carro se arraste em direção ao lado contrário da curva. É importante evitar isso não apenas para evitar desgaste dos pneus, mas principalmente evitar acidentes, uma vez que a prática de cantar pneus em curvas fechadas aumenta muito o risco de perder o controle da direção.

Cuidado com buracos

Buracos, pedras e desníveis nas estradas podem, nas mais graves das situações, cortar ou fazer o pneu estourar. Quando isso não ocorre, podem causar avarias, como a ruptura dos cordonéis da carcaça interna, que mais adiante podem inutilizá-los.

Evite sobrecarga

Veículo de passeio, como já diz o próprio nome, não foram feitos para transportar carga. Usar o carro para transportar muito peso aumenta bastante o desgaste dos pneus e dos demais componentes das suspensão e direção. Por isso evite sobrecarregar o veículo com muito peso.

5 comentários em “Dicas para cuidar do pneu do carro

  • 19 de junho de 2020 em 22:47
    Permalink

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot.
    I hope to give something back and help others like
    you helped me.

  • 20 de junho de 2020 em 17:46
    Permalink

    Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to
    say great blog!

  • 22 de junho de 2020 em 20:22
    Permalink

    I’m really loving the theme/design of your site.

    Do you ever run into any web browser compatibility problems?
    A number of my blog visitors have complained
    about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any suggestions to help fix this issue?

  • 27 de junho de 2020 em 21:32
    Permalink

    Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iPad
    and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and
    she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  • 28 de junho de 2020 em 18:41
    Permalink

    I visit every day a few web pages and blogs to read posts,
    but this web site provides quality based posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.