Cuidados ao usar água sanitária

A água sanitária é um dos principais produtos usados na limpeza da casa. Além do seu uso mais comum, o de alvejar roupas brancas, a água sanitária funciona como desinfetante de alimentos e superfícies como pias, banheiro e demais cômodos da casa que precisam estar livres de bactérias e de odores desagradáveis.

Mesmo sendo muito útil e bastante utilizada praticamente em todas as residências do Brasil, o uso da água sanitária requer alguns cuidados por se tratar de um produto químico.

Hipoclorito de sódio é o nome químico da água sanitária, e assim como qualquer outro produto químico pode provocar danos à saúde e provocar acidentes diante de reações causadas pelo contato com outras substâncias químicas. Abaixo confira dicas para manusear a água sanitária com cuidado e evitar acidentes.

Cuidados com a pele

Contatos rápidos da água sanitária com a pele costumam não causar danos. No entanto, é aconselhável evitar esse  contato, mesmo que rápido.  Para se proteger, é recomendado a utilização de  luvas de borracha. O contato direto com a água sanitária, principalmente pura, sem estar misturada com água, pode causar vermelhidão na pele, irritação e até queimaduras.

Cuidados com os olhos

Os componentes químicos presentes na água sanitária tem poder corrosivo, e pode ser extremamente agressivos quando em contato com regiões mais sensíveis do corpo, principalmente com os olhos. Se ocorrer contato com os olhos, é recomendado a lavagem com água limpa por 15 minutos. Se a irritação persistir, é necessário procurar imediatamente atendimento médico.

Cuidados com a toxidade

Como falamos no único, apesar de ser um produto muito utilizado e facilmente encontrado, a água sanitária é um produto químico, e como tal pode reagir com diversas outras substâncias e dar origem a reações químicas que podem gerar gases tóxicos. Por isso é importante evitar misturá-la com outros produtos de limpeza, ácidos e demais substâncias químicas. Não há problema em misturar água sanitária com sabão em pó, por exemplo.

Com em casa não é possível determinar se a mistura da água sanitária com outro produto gera ou não gases ou substâncias tóxicas, se ocorrer a mistura é importante evitar a inalação dos gases e contato direto com a pele.

Mesmo sem estar misturada, é importante evitar a inalação do vapor da água sanitária.

Cuidados com risco de explosão

O Hipoclorito de sódio pode reagir quando em contato com metais como alumínio, cobre e zinco, resultando na produção de gás hidrogênio, que é inflamável e pode oferecer risco de explosão. Portanto, é necessário cuidado e não permitir o contato do Hipoclorito de sódio com estes metais, principalmente em locais fechados e onde há fogo, como na cozinha, por exemplo.

7 comentários em “Cuidados ao usar água sanitária

  • 21 de junho de 2020 em 18:23
    Permalink

    I was recommended this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such
    detailed about my trouble. You are wonderful! Thanks!

  • 26 de junho de 2020 em 10:42
    Permalink

    I absolutely love your site.. Excellent colors & theme. Did you build this site yourself?
    Please reply back as I’m hoping to create my very own website and would love
    to know where you got this from or exactly what the theme is named.
    Appreciate it!

  • 26 de junho de 2020 em 18:53
    Permalink

    Thanks for finally writing about >Cuidados ao usar água sanitária <Loved it!

  • 27 de junho de 2020 em 16:53
    Permalink

    I need to to thank you for this excellent read!! I definitely loved every bit
    of it. I have got you book-marked to check out new things you post…

  • 3 de julho de 2020 em 12:59
    Permalink

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this write-up and the rest of the site is also very good.

  • 5 de julho de 2020 em 14:06
    Permalink

    Leading Online Pharmacy – Contact us at +1 (917) 259-3352 for unbelievable rates, discount and offers on any medicine. Get it delivered free of cost at your door steps, call us today. Phone : +1 (917) 259-3352

  • 8 de julho de 2020 em 19:35
    Permalink

    Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but after looking at many of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.