Consultas ao CPF no SPC e SERASA podem diminuir SCORE de crédito

Publicado em 17 janeiro, 2017 / Atualizado em 17 de janeiro de 2017

Um elevado número de consultas às bases de dados dos órgãos de proteção ao crédito, SPC e SERASA, pode indicar necessidade extrema de crédito, o que pode demonstrar baixa capacidade de pagamento atual

O mercado de crédito possui uma série de mecanismos que possibilitam analisar a capacidade de pagamento dos consumidores e o grau de risco referente à possibilidade de tornar-se inadimplente no futuro. Uma dessas ferramentas é o Score de Crédito.

Existem diversos fatores que podem causar a diminuição do score de crédito (pontuação que varia de 0 a 1000) e com isso dificultar ou mesmo impossibilitar a obtenção de crédito.

Claro que além das dívidas, pagamentos atrasados ou recorrentes solicitações de crédito, como empréstimos e cheque especial, por exemplo, podem indicar que o consumidor não está com folga no orçamento e que pode se endividar a qualquer momento, o que contribui para seu score de crédito diminuir.

Consultas ao CPF e Score de crédito

O que poucos sabem é que uma elevada quantidade de consultas ao CPF nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA) também pode contribuir para que o score diminua.

A lógica é simples: se o indivíduo buscou crédito em uma instituição e este pedido foi negado, ela tentará em outra; na seguinte também houve negativa, então ele passou para a próxima; nessa nova instituição o crédito também foi negado, mas ele continua tentando em outras.

O resultado de tantas tentativas é um histórico de consultas muito grande, o que leva o sistema que calcula o score a entender que essa pessoa está sem dinheiro e desesperada para obter crédito. Ou que a obtenção de crédito em várias instituições pode acarretar dificuldade de pagamento, ou mesmo tentativa de fraude.

Além de interpretar que tantas negativas evidenciam que aquele consumidor pode oferecer risco de inadimplência por outros fatores que apenas as instituições tiveram conhecimento.

Evite uma quantidade excessiva de consultas ao CPF

Agora você já sabe. Se for tentar a obtenção de algum tipo de crédito, a exemplo de financiamento, empréstimo ou cartão de crédito, tenha em mente que a cada tentativa frustrada, cada nova tentativa pode diminuir as chances de sucesso.

O ideal é, antes de fazer uma solicitação, verificar os requisitos exigidos pela instituição (faixa de renda, comprovante de residência, comprovante de residência etc.), e tentar atendê-los plenamente.

Se mesmo assim a solicitação for negada, tente investigar ou mesmo perguntar porque o crédito foi negado, assim você poderá fazer correções ou atualização para evitar que outra negativa ocorra pelo mesmo motivo.

Se tudo estiver certo com a documentação apresentada e não constar registros de dívidas no SPC ou SERASA, é muito provável que seu score esteja baixo. E se você continuar tentando, a cada nova consulta seu Score diminuirá ainda mais. Veja O que é e como aumentar score de crédito.