Como usar webcam como câmera de segurança

Um segmento de negócios que vem tendo uma expansão constante é o de segurança eletrônica, infelizmente impulsionado pela crescente onda de crimes, principalmente a invasão e arrombamento de residências e imóveis comerciais.

Esse tipo de crime se tornou frequente, pois cada vez mais as pessoas são obrigadas a ficarem longos períodos de tempo fora de casa, principalmente quem trabalha ou estuda longe de casa e tem que percorrer quilômetros até chegarem destino.

Além das diversas ferramentas que podem ser usadas para coibir ou inibir este tipo de crime, uma das mais utilizadas é a utilização de câmeras de monitoramento. Na verdade, as câmeras não inibem a ação dos criminosos. No entanto, com as imagens feitas durante os arrombamentos ou roubos a polícia tem mais facilidade em identificar e prender os criminosos.

Mas se você deseja uma câmera para monitorar o movimento dentro de sua casa, loja, escritório ou qualquer outro ambiente, e não quer gastar dinheiro com câmeras profissionais, saiba que basta apenas ter uma webcam, um computador e o programa TeboCam.

O Tebocam é um programa desenvolvido para monitorar a movimentação dentro de um determinado ambiente através de uma webcam ou qualquer outro tipo de câmera ligada ao computador. Ele é uma solução simples e barata para monitorar e detectar invasões em imóveis fechados. Ideal para quem sai para trabalhar e deixa a casa sozinha, ou quem vai viajar e não tem ninguém para deixar tomando conta da residência.

Uma vez instalado e funcionando, o programa irá monitorar o ambiente e, caso haja alguma movimentação, será capturada uma imagem (foto) do local e esta poderá ser enviada para um endereço de e-mail previamente cadastrado no programa.

Quarto sendo monitorado

Para evitar que movimentações simples, como as causadas pelo vento, sejam detectadas, é possível ajustar o nível de sensibilidade do sensor, afim de que somente movimentos significativos, como o de uma pessoa andando ou uma porta abrindo, sejam detectados e ativem o módulo que envia um alerta para o e-mail cadastrado.

Para um monitoramento mais específico, você poderá selecionar uma determinada área para monitorar. Por exemplo, você pode demarcar uma porta ou janela para que seja a área a ser monitorada. Caso haja movimentação destes objetos (uma pessoa abrindo), o alerta será emitido. Mas caso não deseje o monitoramento de uma área específica, pode deixar no modo de monitoramento completo do campo de alcance da webcam.

Antes de utilizar definitivamente o Tebocam, faça testes para ajustar o nível de sensibilidade do sensor de movimento do programa.

Para utilizar o Tebocam é necessário ter o NET Framework instalado no computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.