Como usar webcam como câmera de segurança

Um segmento de negócios que vem tendo uma expansão constante é o de segurança eletrônica, infelizmente impulsionado pela crescente onda de crimes, principalmente a invasão e arrombamento de residências e imóveis comerciais.

Esse tipo de crime se tornou frequente, pois cada vez mais as pessoas são obrigadas a ficarem longos períodos de tempo fora de casa, principalmente quem trabalha ou estuda longe de casa e tem que percorrer quilômetros até chegarem destino.

Além das diversas ferramentas que podem ser usadas para coibir ou inibir este tipo de crime, uma das mais utilizadas é a utilização de câmeras de monitoramento. Na verdade, as câmeras não inibem a ação dos criminosos. No entanto, com as imagens feitas durante os arrombamentos ou roubos a polícia tem mais facilidade em identificar e prender os criminosos.

Mas se você deseja uma câmera para monitorar o movimento dentro de sua casa, loja, escritório ou qualquer outro ambiente, e não quer gastar dinheiro com câmeras profissionais, saiba que basta apenas ter uma webcam, um computador e o programa TeboCam.

O Tebocam é um programa desenvolvido para monitorar a movimentação dentro de um determinado ambiente através de uma webcam ou qualquer outro tipo de câmera ligada ao computador. Ele é uma solução simples e barata para monitorar e detectar invasões em imóveis fechados. Ideal para quem sai para trabalhar e deixa a casa sozinha, ou quem vai viajar e não tem ninguém para deixar tomando conta da residência.

Uma vez instalado e funcionando, o programa irá monitorar o ambiente e, caso haja alguma movimentação, será capturada uma imagem (foto) do local e esta poderá ser enviada para um endereço de e-mail previamente cadastrado no programa.

Quarto sendo monitorado

Para evitar que movimentações simples, como as causadas pelo vento, sejam detectadas, é possível ajustar o nível de sensibilidade do sensor, afim de que somente movimentos significativos, como o de uma pessoa andando ou uma porta abrindo, sejam detectados e ativem o módulo que envia um alerta para o e-mail cadastrado.

Para um monitoramento mais específico, você poderá selecionar uma determinada área para monitorar. Por exemplo, você pode demarcar uma porta ou janela para que seja a área a ser monitorada. Caso haja movimentação destes objetos (uma pessoa abrindo), o alerta será emitido. Mas caso não deseje o monitoramento de uma área específica, pode deixar no modo de monitoramento completo do campo de alcance da webcam.

Antes de utilizar definitivamente o Tebocam, faça testes para ajustar o nível de sensibilidade do sensor de movimento do programa.

Para utilizar o Tebocam é necessário ter o NET Framework instalado no computador.

5 comentários em “Como usar webcam como câmera de segurança

  • 20 de junho de 2020 em 2:27
    Permalink

    I read this piece of writing completely about the difference of most recent and preceding technologies, it’s amazing article.

  • 21 de junho de 2020 em 22:38
    Permalink

    It’s perfect time to make a few plans for the long run and it’s time to be happy.
    I’ve learn this submit and if I may just I want to counsel
    you few attention-grabbing things or suggestions. Maybe
    you can write next articles relating to this article.
    I desire to learn even more things about it!

  • 26 de junho de 2020 em 16:30
    Permalink

    I truly love your website.. Excellent colors & theme. Did you
    create this web site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my own website
    and want to know where you got this from or just what the theme is named.

    Kudos!

  • 27 de junho de 2020 em 3:29
    Permalink

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I
    could add to my blog that automatically tweet my newest twitter
    updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe
    you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  • 27 de junho de 2020 em 19:02
    Permalink

    I constantly emailed this website post page to all my friends, as if like to read it after that my
    links will too.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.