Como transferir arquivos via FTP sem usar programas

Publicado em 28 setembro, 2018

Aprenda como transferir arquivos por FTP sem usar programas, usando o Windows Explorer

A administração de uma página na internet, seja site, blog, fórum ou qualquer outra, exige uma série de tarefas feitas a partir da interação com o servidor no qual a mesma está alojada. Dentre diversas outras, existe a transferência de arquivos, fundamental para estruturação do site e seu correto funcionamento.

Essa transferência de arquivo pode ser feita entre servidores remotos ou da máquina local do administrador do site para o servidor onde o mesmo está localizado.

Esse envio é feito através do protocolo FTP (File Transfer Protocol) ou FTPS, e podem ser enviadas imagens, textos, documentos, folhas de estilo, arquivos do sistema e diversos outros. O protocolo FTPS possui a diferença de utilizar o protocolo de criptografia SSL para aumentar a segurança na conexão.

Geralmente as transferências de arquivos são feitas através de programas chamados clientes FTP, que são softwares que estabelecem comunicação com servidores FTP para que sejam realizados os envios, downloads ou alterações de arquivo hospedados remotamente.

Transferindo arquivos sem programas

Quem administra uma página WEB deve estar preparado para o momento em que for preciso fazer alterações no site via FTP, mas no momento não possuir nenhum programa de cliente FTP disponível, ou até mesmo uma extensão de navegador para tal finalidade.

Para não ficar de mãos atadas, já que sabemos que em alguns casos é de extrema urgência conseguir acesso ao servidor para solucionar algum problema, e com isso evitar prejuízos ou transtornos com o site fora do ar ou funcionando de maneira deficiente, temos que ter um “plano B”.

O que muita gente desconhece é que é possível acessar via FTP os arquivos do site por meio do Windows Explorer. O Windows explorer é o gerenciador de arquivos e pastas do Windows, e que nos permite acessar, abrir, mover, renomear, alterar configuração, copiar e colar arquivos entre as pastas do sistema.

Transferindo arquivos através do Windows

Para acessar o servidor FTP e transferir arquivos diretamente do Windows, siga os passos abaixo. Esse método foi testado com sucesso no Google Chrome e no Mozilla Firefox. Devido a configuração do seu servidor, é possível que esse método não funcione.

1. Abra qualquer pasta no seu computador e na barra de endereço digite o endereço FTP do seu domínio, como mostrado abaixo:

 ftp://enderecodosite.com.br

2. Será exibida uma tela pedindo as informações de login. Informe o nome de usuário e senha do servidor.

Inserindo usuário e senha do FTP

Caso prefira, existe outro meio de fazer o login automaticamente, sem aguardar a tela mostrada acima. Para isso, digite na barra de endereço de qualquer pasta as informações de login conforme exemplo abaixo:

ftp://usuario:Senha@enderecodosite.com.br

Se as informações de login estiverem corretas, após o processo de autenticação o Windows já exibirá a pasta principal do seu servidor.

Pronto. É somente isso.

Quando abrir a janela para a exibição dos arquivos e pasta do servidor, você poderá fazer alterações como renomear, mover, copiar e colar, enviar e baixar arquivos etc. Você terá à sua disposição as mesmas funcionalidades que estão à disposição para manusear arquivos que estão no computador, já que a ferramenta utilizada nesse caso é a mesma, o Windows Explorer.