Como tirar excesso de sal da comida

Publicado em 8 fevereiro, 2017 / Atualizado em 8 de fevereiro de 2017

Se errou a receita e acabou colocando muito sal, veja dicas de como remover o excesso de sal da comida depois de pronta ou durante o preparo

Cozinhar, além de talento também exige muita atenção para evitar que o alimento se perca devido a erros que podem ocorrer durante o preparo, a exemplo de muito tempo de cozimento ou  mistura equivocada de ingredientes, que pode ocorrer por falta ou excesso de algum deles.

Um dos erros mais comuns, e que na maioria das vezes é difícil de resolver, é colocar mais sal do que a receita pede, e com isso tornar quase impossível seu consumo, seja por ser muito desagradável consumidor alimentos muito salgados, seja por fazer mal à saúde o consumo exagerado de sal.

Em muitos pratos a retirada do sal em excesso é um processo quase impossível, já em outros, principalmente naqueles que possuem mais líquidos, como a feijoada, onde boa parte do sal está no seu caldo,  pode ser menos trabalhoso.

Panela

Retirar o excesso de sal de pratos que possuam caldo é mais fácil, a exemplo de feijoada, maniçoba, molhos, sopa, cozidos e outros que possuam mais líquido.

Como retirar excesso de sal da comida

Vale lembrar que remover o sal de alimentos já preparados ou em processo de preparação não é algo fácil, todas as dicas que vamos passar podem funcionar ou não, apesar de na maioria das vezes funcionar e deixa os alimentos que uma quantidade aceitável ou até adequada de sal.

Como dissemos acima, pratos que possuem caldo facilitam o trabalho de remover o sal em excesso, pois a simples adição de água já causa sua diluição e consequentemente diminui sua concentração.

Como exemplo de pratos nos quais podemos utilizar as dicas abaixo citamos a feijoada, molhos, cozidos, maniçoba, sopas e diversos outros que possuam caldo.

Acrescentar mais água

Todos os ingredientes presentes na comida podem reter sal, no entanto, principalmente durante o preparo ou imediatamente logo após ele, grande parte do sal ainda está no caldo. Com isso, a adição de mais água causará a diluição do sal e a diminuição da sua concentração na comida, tornando menos desagradável e menos prejudicial à saúde seu consumo.

Acrescentar batatas

A batata possui uma característica útil nesses casos: ela retém muito sal. Sendo assim, caso se perceba que a comida ficou muito salgada, acrescente uma ou mais batatas descascadas e a deixe cozinhando por alguns minutos juntos com o alimento.

Depois de cozida junto com o alimento, desligue o fogo e deixe as batatas ainda na panela, para que elas continuem absorvendo o sal. Depois de alguns minutos a batata deverá ser descartada, pois estará muito salgada e inadequada para o consumo.

Acrescentar folhas de couve

As folhas de couve fazem um trabalho semelhante ao das batatas, elas absorvem o sal dos alimentos. Para utilizá-las, basta acrescentar algumas folhas de couve e cozinhá-las por alguns minutos juntos com o alimento. Após desligar o fogo, deixe ainda as folhas por alguns minutos dentro da panela, isso fará com as folhas de couve absorvam o máximo de sal possível.

Lave os ingredientes

Outra dica que pode ser testada é lavar os ingredientes da comida. Vamos tomar como exemplo uma feijoada. Se antes de estar pronta você perceber que está salgada demais, tire da panela seus ingredientes a exemplo de carnes, linguiças, bacon, charque, defumados, dentre outros, e lave em água corrente ou mesmo fervente por poucos minutos para retirar o excesso de sal.

Dependendo do estágio de preparo do feijão, ele também pode ser lavado em água corrente para que o excesso de sal em sua superfície seja removido e não volte para a panela.

Essas dicas podem ser postas em práticas separadamente ou em conjunto, tudo dependendo de quão salgada está a comida. Você pode também ir testando uma a uma, e ir experimentando até chegar ao ponto ideal.

Algo inevitável que talvez possa acontecer é a comida perder um pouco do seu sabor, sobretudo com a adição de mais água ou lavagem dos ingredientes. No entanto, é muito melhor ter um pouco menos de sabor do que consumir alimentos exageradamente salgados, ou até mesmo descartá-los por estarem muito salgados.