Quando trocar os pneus do carro

O pneu não é um item que costuma ser trocado com muita frequencia, principalmente quando se utiliza o veículo de maneira consciente e visando proteger os pneus não apenas do desgaste excessivo, mas também de acidentes que podem comprometer sua vida útil.

Dirigir veículos com pneus carecas aumenta muito o risco de acidentes, uma vez que os pneus nesse estado não apresentam aderência suficiente com o solo e, por estarem mais finos, devido ao desgaste da banda de rodagem, podem estourar com mais facilidade, sobretudo em regimes de uso mais severos.

Saber quando é a hora certa de trocar os pneus do carro é importante para manter a segurança e também o conforto ao dirigir o veículo, já que pneus novos proporcionam mais estabilidade de maciez no contato com o colo. Abaixo damos algumas dicas:

pneus-velhos

Indicadores técnicos

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o momento certo de trocar os pneus por não saberem como identificar se eles ainda estão bons ou não. Para essas pessoas, existem os indicadores técnicos. Como indicador técnico temos:

O TWI (Tread Wear Indicator) que é um indicador que fica dentro dos sulcos (cavidades) dos pneus. o TWI é uma espécie de pino de borracha que indica se o pneu já perdeu muita borracha e deve ser substituído ou não.

[related_posts]

O TWI possui 1,6 milímetros de altura, e essa é a profundidade mínima que o sulco do pneu pode ter. Quando a banda de rodagem estiver com a mesma altura do TWI, está na hora de substitui-lo.

A quilometragem é outro indicador que pode ser percebido por todos os motoristas, seja os mais experientes ou os novatos ao volante. A maioria dos fabricantes de pneus indicam qual é a quilometragem recomendada para a troca dos pneus.

Outros indicadores

Além dos indicadores indicados acima, também é possível conferir se os pneus devem ser substituídos analisando seu estado. Caraterísticas como deformidades, desgaste irregular, bolhas internas e rachaduras indicam que o pneu já não deve ser mais usado.

Como muitas vezes o proprietário do veículo pode ficar em dúvida se o pneu ainda roda ou já deve ser substituído, uma dica útil é levar o veículo até um posto autorizado de uma marca de confiança. Lá os técnicos irão analisar tanto os indicadores técnicos quanto os visuais e poderão determinar com mais segurança se é ou não a hora de trocar os pneus do veículo.

3 comentários em “Quando trocar os pneus do carro

  • 20 de junho de 2020 em 6:22
    Permalink

    It’s actually very complicated in this busy life to
    listen news on TV, therefore I only use internet for that purpose,
    and get the latest information.

  • 21 de junho de 2020 em 23:52
    Permalink

    Hi there! I know this is kind of off topic but
    I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues
    with hackers and I’m looking at options for another platform.

    I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  • 27 de junho de 2020 em 19:58
    Permalink

    I’m really enjoying the theme/design of your web site.
    Do you ever run into any browser compatibility issues? A couple of my
    blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks
    great in Safari. Do you have any suggestions to help fix this issue?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.