Como pagar documento parcelado do carro no caixa eletrônico

Os caixas eletrônicos são úteis não apenas para fazer a movimentação de contas correntes ou poupança, como os depósitos e transferências, por exemplo. Hoje, a maioria dos bancos disponibiliza aos seus clientes um serviço para o pagamento de contas e boletos diretamente pelo autoatendimento, sendo necessário, claro, que exista saldo suficiente na conta.

Além de contas de consumo (água, luz etc) e boletos diversos, também é possível pagar os tributos referentes à propriedade de veículos automotores, como carros, motos, caminhões etc., inclusive fazendo parcelamento. Bastando ter em mãos o número do RENAVAM do veículo.

O parcelamento do IPVA é uma maneira de aliviar o bolso do brasileiro no momento de quitar ses débitos referentes ao seu veículo.

De maneira geral, o procedimento para efetuar o pagamento do documento do carro no caixa eletrônico é bastante semelhante aos demais pagamentos. Contudo, podem surgir dúvidas quando o pagamento da documentação do veículo será feito parcelado.

Isso pode acontecer porque o seguro obrigatório e o licenciamento não podem ser parcelados, apenas o pagamento do IPVA é que pode ser parcelado em três vezes. Diante dessa situação, muitos donos de veículos ficam em dúvidas sobre como deve ser feito o pagamento quando o IPVA será parcelado.

Feirão de carros seminovos

Abaixo confira algumas dicas de como fazer o pagamento parcelado dos débitos de seu veículo. Vale lembrar que alguns pontos podem variar de acordo com o banco ou com o estado do contribuinte.

Parcelando o IPVA

Logo no início do ano, os DETRANs divulgam as datas limites para a concessão de desconto, para o pagamento total e também para o pagamento parcelado. Por isso é importante consultar a situação do veículo no site do DETRAN do seu estado para ficar sabendo das datas.

[related_posts]

Como dissemos, apenas o IPVA é que pode ser parcelado. O seguro obrigatório e o licenciamento devem ser pagos integralmente. Quando se parcela o IPVA em três vezes, a última parcela soma-se ao licenciamento e ao seguro obrigatório. Por isso é bom ficar esperto para não acabar esquecendo que eles deverão ser pagos juntamente com a última parcela do IPVA.

Se você optar pelo parcelamento do IPVA, lembre-se: no primeiro mês, vá ao bando e pague a primeira parcela do IPVA. No segundo mês, pague a segunda parcela. No terceiro mês, pague a terceira parcela do IPVA, o seguro obrigatório e o licenciamento.

Atenção: se você não pagar a primeira parcela até a data limite para pagamento, o parcelamento  deixará de existir, e os débitos do seu veículo deverão ser pagos de uma só vez.

Importante

Essas dicas têm o objetivo apenas de orientar, de maneira geral, como sobre como é feito o pagamento da documentação do veículo pelo caixa eletrônico dos bancos. Não pudemos entrar em detalhes porque as operações necessárias podem variar de  estado para estado e de banco para banco.

2 comentários em “Como pagar documento parcelado do carro no caixa eletrônico

  • 20 de junho de 2020 em 5:04
    Permalink

    I’ve been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all web
    owners and bloggers made good content as you did, the web will be a
    lot more useful than ever before.

  • 21 de junho de 2020 em 21:08
    Permalink

    It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I have read this post and if I could I desire to suggest you some interesting things or advice.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.