Como limpar tela LCD e plasma

Há alguns anos os monitores CRT dominavam o mercado. Era um padrão usado há bastante tempo e que tinha como uma de suas características a grande resistência de sua tela, que era de vidro. Com isso, para limpar a tela deles não eram necessários muitos cuidados ou produtos específicos, pois a rigidez da mesma funcionava como protetor principal.

Já as telas de LCD e plasma necessitam de mais cuidados, sejam de computadores, TVs ou notebooks. Ao contrário das telas dos monitores CRT, as telas de LCD são muito frágeis, podendo perder pixels (pixels mortos), quando algo atinge a tela com um pouco mais de força, ou mesmo com o tempo de uso, dentre outros possíveis problemas.

Monitor LCD

Devido à sua superfície, os monitores de LCD acabam acumulando muita sujeira, chegando, em alguns casos, até a atrapalhar a visualização do conteúdo que está sendo mostrado na tela. Nestes casos, é interessante fazer a limpeza da tela de LCD.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que não se pode limpar as telas de LCD com produtos como o álcool, detergente (mesmo neutros) ou qualquer outro produto de limpeza. O ideal é usar somente água.

Como limpar telas de LCD e plasma?

Dica: se a tela estiver muito suja, é recomendável utilizar um produto específico para limpar telas de LCD. Em lojas de informática é possível encontrar produtos específicos para limpar telas de LCD e plasma.

Material necessário: 1 pincel macio, 1 flanela macia e borrifador com água, ou o produto para limpeza de telas.

1. Com o pincel, remova as partículas de poeira da tela, sem esquecer-se dos cantos, que geralmente acumulam bastante sujeira. A limpeza inicial com pincel é para retirar da tela sujeiras que podem arranhá-la quando a flanela for passada.

2. Com o borrifador, umedeça levemente a flanela (jamais jogue a água ou o limpador diretamente no monitor) e passe suavemente sobre a tela. Não faça muita pressão sobre a tela, pois poderá causar algum dano à mesma. Quando passar uma parte da flanela, vá dobrando-a para evitar que a sujeira retirada de uma parte entre em contato com outras da tela.

3. Depois de passar o pano úmido por todo o monitor, passe um pano macio e seco para retirar possíveis gotículas de água, que podem deixar manchas quando secarem.

Limpar uma tela de LCD não é nenhum mistério. O que deve ser levado em consideração é a fragilidade da mesma, por isso, não tenha pressa enquanto estiver fazendo a limpeza, e utilize somente água ou produto específico para a limpeza das telas.

7 comentários em “Como limpar tela LCD e plasma

  • 20 de junho de 2020 em 5:45
    Permalink

    Wow, incredible blog layout! How long have you
    been blogging for? you make blogging look easy.
    The overall look of your website is great, as well as the content!

  • 20 de junho de 2020 em 23:14
    Permalink

    Thankfulness to my father who informed me about this website, this web site is
    truly awesome.

  • 22 de junho de 2020 em 16:32
    Permalink

    Awesome issues here. I’m very happy to see your post.
    Thank you a lot and I’m looking ahead to contact you.
    Will you kindly drop me a mail?

  • 26 de junho de 2020 em 4:34
    Permalink

    whoah this weblog is fantastic i really like reading your posts.
    Keep up the great work! You know, lots of individuals are searching around for this info,
    you can aid them greatly.

  • 26 de junho de 2020 em 7:33
    Permalink

    Hi there everyone, it’s my first visit at this website, and post is in fact fruitful designed for me, keep up posting these types of posts.

  • 29 de junho de 2020 em 3:13
    Permalink

    Greate pieces. Keep posting such kind of information on your site.
    Im really impressed by your site.
    Hello there, You’ve done an incredible job. I will definitely digg it and
    for my part suggest to my friends. I am
    sure they’ll be benefited from this web site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.