Como limpar documentos escaneados para remover manchas

Publicado em 23 Janeiro, 2017

Documentos digitalizados, ou scaneados, geralmente ficam com manchas escuras, devido a sujeira ou sombras durante o processo de digitalização, confira como removê-las

A digitalização de documentos ainda é um processo bastante utilizado no dia a dia das pessoas. No trabalho, em casa, na escola ou na faculdade, inúmeras são as situações que exigem que digitalizemos um documento em papel.

O processo de digitalização de documentos em papel tem como finalidades o armazenamento para posterior impressão ou guarda permanente, ou seu envio pela internet, através de e-mail, por exemplo.

Por mais que o processo de digitalização de documentos tenha evoluído muito nos últimos anos, alguns problemas ainda persistem e muitas vezes deixam o documento com um aspecto muito feio. Um exemplo é quando o documento digitalizado sai com manchas escuras nas bordas ou com o fundo amarelo, levemente escurecido ou mesmo com manchas pretas ou cinzas.

Como limpar documento digitalizado

Não existe até então uma ferramenta específica para remover manchas de documentos digitalizados e deixá-los novamente com o fundo branco, limpo. No entanto, isso é possível de ser feito através da utilização de programas editores de imagens, como o GIMP, que é gratuito.

Removendo manchas de documento scaneados

Dentre diversas opções possíveis, vamos mostrar como limpar documentos digitalizados sem a instalação de programas, utilizando apenas serviços online. Siga o passo a passo:

1. Se o documento estiver em PDF, converta-o para um formato de imagem. Nós sugerimos utilizar o formato PNG, por não costumar perder qualidade quando manipulado. Para converter PDF para PNG, você utilizar o site: pdf2png.com.

2. Com o documento já em formato PNG, acesse o site: meuphotoshoponline.com.br. Essa é uma versão online do famoso programa de edição de imagens Photoshop.

3. No menu, clique em “File” e em seguida em “Open image”, ou pressione Ctrl + O, agora localize a imagem a ser tratada.

4. No menu às esquerda, localize e selecione a ferramenta “Wand tool”, também chamado em alguns programas de varinha mágica. Em seguida clique sobre o documento de maneira que ele todo seja selecionado. Vale lembrar que a ferramenta está disponível em português, basta alterar o idioma através do menu “Language”. Confira um exemplo:

Documento digitalizado

5. O próximo passo é ir pressionando a tecla “Delete” quantas vezes forem necessárias. A cada vez que a tecla “Delete” for pressionada mais elementos serão apagados.

É necessário ter cuidado, pois caso a tecla “Delete” seja pressionada muitas vezes, o próprio texto começará a ser apagado. O ideal é clicar algumas vezes e ir salvando o documento no computador, e assim ir acompanhando o trabalho, até achar o ponto no qual o documento já está limpo o suficiente.

Vale lembrar que a depender do estado do documento, esse processo pode ter um resultado não muito bom. Contudo, na maioria das vezes o resultado é excelente, deixando o fundo do documento branco novamente e sem sombras ou manchas escuras.

Resultado da limpeza

Confira como ficou o exemplo que utilizamos neste tutorial, antes e depois:

Documentos digitalizados

Como podemos perceber, a imagem original do documento digitalizado possui manchas nos cantos e está com o fundo escurecido e com manchas acinzentadas. Já a imagem tratada está livre das manchas dos cantos e está com o fundo branco, uma grande diferença em comparação à imagem original.

Dica: Se em algumas áreas do documento a ferramenta “Wand tool” não fizer um trabalho muito bom. Refaça a edição da imagem e antes de utilizá-la utilize a ferramenta “Eraser tool”, que é a nossa famosa “Borracha”, e apague a área que não pôde ser removida com a varinha.