Como fazer mapas mentais: 4 ferramentas grátis

Já sabemos que os mapas mentais são importantes ferramentas para nos auxiliar nos estudos, seja da faculdade, colégio ou mesmo nas preparações para concursos públicos.

Existem centenas de mapas mentais à venda ou disponibilizados junto com livros, ou gratuitos, elaborados por sites e blogs com o objetivo de ajudar seus leitores na compreensão de determinado assunto.

No entanto, uma das etapas mais importante no uso dos mapas mentais, seja para ajudar na compreensão ou memorização de conteúdos, é a sua elaboração. O ato de criar, fazer o mapa mental, por si só já é de grande ajuda. Ou seja, apenas estudar por um mapa mental já pronto, criado por outra pessoa, pode não ser tão interesse, já que o próprio processo de construção do mapa contribui para o aprendizado.

Não há regras com relação à elaboração do mapa mental, ou seja, cada pessoa escolhe suas configurações como elementos, imagens, texto, tamanho e cor da fonte etc. Sendo assim, os mapas mentais podem ser feitos à mão, em editores de texto, planilha ou apresentações, dentre outras ferramentas.

Exemplo de mapa mental com imagens:

Mapa mental

Quem deseja criar um mapa mental, mas precisa de uma ferramenta específica para tal função, não vai ter dificuldade para encontrá-la, já que existem diversas opções no mercado. Para facilitar, nós selecionamos cinco ferramentas gratuitas para a criação de mapas mentais, sejam elas programas, que devem instalados no computador, ou ferramentas online, que devem ser usadas através da internet.

Ferramentas para fazer mapas mentais

FreeMindhttp://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Download

Xmind: http://mind42.com

Mind24http://mind42.com/

Cogglehttps://coggle.it/

As opções acima são programas de computador e serviços online que podem ser usados para criar os mapas mentais, sejam eles apenas com texto ou mais incrementados, contando com ícones e imagens. Teste-os e descubra qual deles atende melhor às suas necessidades.

3 comentários em “Como fazer mapas mentais: 4 ferramentas grátis

  • 22 de junho de 2020 em 7:31
    Permalink

    There’s certainly a great deal to learn about this subject.
    I really like all of the points you’ve made.

  • 26 de junho de 2020 em 22:38
    Permalink

    Heya i’m for the first time here. I found
    this board and I find It truly useful & it helped me out a lot.
    I hope to give something back and help others like you helped me.

  • 28 de junho de 2020 em 18:45
    Permalink

    This paragraph will assist the internet viewers for creating
    new weblog or even a blog from start to end.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.