Como evitar curto-circuito e incêndios em casa

Uma prática bastante comum nos lares brasileiros é a de os próprios moradores fazerem reparos na infraestrutura das casas, principalmente nos sistemas de água e de eletricidade.

Em geral esses reparos ou manutenções são feitos quando surgem problemas ou quando há necessidade de expansão, como colocar uma nova lâmpada ou uma nova torneira, por exemplo.

A maioria dos curtos circuitos e incêndios ocorridos em residências são resultado de alterações ou adaptações feitas pelos próprios moradores, que em geral não são capacitados para realizar este tipo de tarefa, o que aumenta muito o risco de problemas ocorrem na fiação elétrica.

Apesar de geralmente parecer ser algo simples, alterar a instalação de uma residência ou qualquer outro tipo de construção sem ser habilitado, ou seja, sem ter conhecimento técnico sobre eletricidade, pode trazer sérios riscos de curto-circuito na rede elétrica, o que além de poder ocasionar a queima de aparelhos elétricos pode também causar incêndios, o que é ainda pior. Por mais fácil que possa parecer alterar ou estender uma instalação elétrica residencial , isso exige cuidados e planejamento, não bastando apenas emendar um fio.

Por esse motivo, é importante saber o que pode ou não ser feito na instalação elétrica da sua casa, para evitar transtornos como queima de aparelhos elétricos como geladeira, televisão e microondas, por exemplo, ou até coisas maiores, como incêndios.

[related_posts]

Como prevenir curto-circuito e incêndios

  1. A instalação elétrica da residência deve seguir as normas de segurança estabelecidas pela NBR-5410 da ABNT. Se o imóvel estiver sendo construído, deve fazer a instalação seguindo essa norma.
  2. Se o imóvel já estiver construído, um técnico deve fazer uma vistoria para verificar se a norma NBR-5410 está sendo seguida, ou se a rede apresenta algum problema.
  3. Ligue apenas um aparelho por tomada. Ligar vários aparelhos numa só tomada faz com que a corrente elétrica aumente, podendo sobrecarregar a tomada, o que pode resultar em incêndio.
  4. Não faça ligações de tomadas, disjuntores e outras adaptações na instalação sem ser capacitado para isso. Se for necessário aumentar o número de tomadas ou qualquer outra alteração, sempre contrate um técnico especializado.
  5. Fios descascados, amassados ou com corrosão na capa isolante devem ser substituídos imediatamente.
  6. Tomadas e disjuntores devem ficar longe de pias, torneiras e outros locais onde haja água. Se for inevitável ter energia perto de água, tenha cuidado para evitar que a água derrame sobre a tomada ou fiação.
  7. Desarmamento de disjuntores indica que a instalação está passando por sobrecarga. Neste caso um técnico deve verificar a fiação.
  8. Fusível queimando com frequência também indica sobrecarga. Também é necessário uma averiguação técnica.
  9. Se for ficar muito tempo fora de casa, desligue todos os aparelhos eletrônicos das tomadas.
  10. Ao perceber que a energia elétrica está sofrendo oscilação (indo e voltando), tire os aparelhos da tomada para evitar uma possível sobrecarga.

Essa foram dicas úteis para evitar a maioria dos problemas causados por curto-circuito e incêndios em instalações elétricas de residências. É necessário ter em mente que é muito melhor gastar dinheiro contratando um eletricista profissional do que expor sua família ao perigo dos incêndios, e também do risco de ter aparelhos eletrônicos queimados ou danificados.

5 comentários em “Como evitar curto-circuito e incêndios em casa

  • 21 de junho de 2020 em 1:13
    Permalink

    I’m extremely impressed together with your writing skills
    and also with the format in your weblog. Is this a paid topic or did you
    customize it your self? Either way keep up the nice quality writing, it’s uncommon to peer a great
    weblog like this one nowadays..

  • 21 de junho de 2020 em 11:11
    Permalink

    I simply couldn’t leave your website before suggesting that I really enjoyed the usual info a
    person supply on your guests? Is going to be again incessantly in order to
    investigate cross-check new posts

  • 21 de junho de 2020 em 18:05
    Permalink

    Greetings! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to
    make your site mobile friendly? My site looks weird when browsing from my iphone 4.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this issue.
    If you have any recommendations, please share. Appreciate it!

  • 26 de junho de 2020 em 1:09
    Permalink

    If you desire to take much from this article then you have to
    apply these techniques to your won blog.

  • 27 de junho de 2020 em 18:44
    Permalink

    I really love your site.. Excellent colors &
    theme. Did you build this website yourself? Please reply back
    as I’m wanting to create my own personal blog and would love to find out where you got this from
    or just what the theme is named. Many thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.