Como diminuir documento para caber em uma folha no Office

Publicado em 29 junho, 2018 / Atualizado em 29 de junho de 2018

Ferramenta permite diminuir ou ajustar facilmente tamanho de documentos do Microsoft Office para caber na impressão de uma única folha

A impressão de documentos de texto geralmente não apresenta maiores dificuldades com relação ao enquadramento ou alinhamento com a folha de papel no momento de realizar impressão, mas o mesmo não acontece quando o conteúdo a ser impresso é uma tabela, planilha ou algum outro que possa ultrapassar as dimensões da folha de papel, geralmente tamanho A4.

Quando o conteúdo do documento que irá ser impresso não couber na página, é possível fazer seu redimensionamento de forma “manual”, ou seja, fazendo as alterações até conseguir encaixá-lo na página.

A maior dificuldade que pode ser enfrentada ao fazer o redimensionamento de forma manual é evitar que o documento fique desconfigurado, sem contar o tempo que se perde fazendo dessa maneira.

Reduzir ou ajustar impressão para caber

Todos os aplicativos do Office possuem o recurso para redimensionar o documento para se ajustar ao tamanho da folha de papel que irá recebê-lo. A diferença é apenas em aspectos técnicos, já que cada um deles tem um objetivo diferente, seja editar textos, criar planilhas, apresentações etc.

Reduzindo e ajustando impressão no Excel

Para dimensionar o conteúdo de uma planilha do Excel para caber na impressão, é necessário clicar no item “Aquivo”, que fica localizado no menu superior, e em seguida selecionar a última opção de configuração, conforme imagem abaixo. Em seguida basta escolher a opção de configuração mais adequada à sua necessidade. Vale lembrar que o papel selecionado deve ser o mesmo que realmente irá receber a impressão. No exemplo, está selecionado o papel A4, que possui tamanho de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura.

É interessante notar que o Excel permite que o ajuste seja feito em toda a planilha, compreendendo todas as linhas, todas as colunas e também o texto, como também dimensionar apenas as colunas ou apenas as linhas.

Diminuindo documento para caber na impressão

 

Reduzindo e ajustando impressão no Word

Para dimensionar a impressão no Word temos muito mais opções, já que o Word por ser um editor de texto, deve possibilitar o enquadramento dos seus documentos nos mais diversos tamanhos de papel e documentos existentes.

Além de enquadrar o documentos nos mais diversos tamanhos, o Word permite que várias páginas sejam impressas em uma única folha, chegando até o total de 16 páginas por folha. Como foi dito anteriormente, não esqueça de selecionar corretamente o papel que irá receber a impressão, neste caso o tamanho A4.

Redimensionando impressão no Word