Como criar link com código de rastreamento dos Correios

Publicado em 1 fevereiro, 2017

Aprenda como criar um link para código de rastreamento dos Correios para fazer o rastreamento de maneira automática

O rastreamento de encomendas dos Correios é uma importante ferramenta para dar mais segurança e transparência nas relações comerciais, sobretudo para compras online, feitas em lojas virtuais.

A maioria dos serviços oferecidos pelos Correios, a exemplo do PAC, SEDEX e Carta Registrada, possui um código de rastreio único, que serve para identificar a rota que a encomenda está percorrendo, desde o momento da postagem até sua entrega ao destinatário.

Esse código de postagem é composto por 13 caracteres, começando por duas letras, seguidas por nove números e sendo finalizado por mais duas letras referentes aos país de origem. Por isso nas encomendas nacionais o código de rastreamento termina com um “BR”.

O link já com código de rastreamento

Para rastrear uma encomenda no site dos Correios, geralmente é necessário ter o código de postagem em mãos, copiar colá-lo no campo específico no site dos Correios ou digitá-lo.

No entanto, se você deseja oferecer mais comodidade a seus clientes, um gesto simples, porém bastante útil, pode tornar sua experiência mais simples e prática, a de oferecer um link que já mostre o rastreamento do objeto, nem precisar digitar códigos.

Em outras palavras, em vez de apenas passar o código de rastreamento para que o próprio cliente entre no site dos Correios para rastrear, ofereça também um link para que automaticamente ele já visualize o rastreio do objeto, poupando-lhe tempo.

Criando link já com código de rastreamento

Para criar o link já com o código de rastreio, utilize a URL abaixo e apenas substitua o final pelo código de postagem, ou código de rastreamento dos Correios:

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=SEU CÓDIGO AQUI

Exemplo:

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=PN123456789BR

Como criar o link com HTML

Se você não tem conhecimento com HTML para fazer a criação do link, confira um exemplo abaixo:

<a href=”http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&amp;P_TIPO=001&amp;P_COD_UNI=SEU CÓDIGO AQUI“>O texto do seu link</a>

No exemplo, você deve alterar o trecho “SEU CÓDIGO AQUI” inserindo o código de postagem; e o trecho “O texto do seu link”, que pode ser substituído por qualquer outro texto ou mesmo por uma imagem.