Como calcular média, moda e mediana

Publicado em 27 setembro, 2017

Os cálculos de média, moda e mediana são utilizadas em várias áreas como educação, negócios e estatística

Os cálculos de média, moda e mediana tem ampla aplicabilidade em diversas áreas como estatística, negócios e educação, por exemplo. Ela geralmente é utilizada para representar um grupo de dados.

Elas são medidas para demonstrar a tendência central de um conjunto de dados utilizadas em estatísticas. Sua aplicabilidade é bastante ampla, e em diversos momentos serve também para demonstrar resultados frente a determinado período de tempo. Abaixo daremos alguns exemplos.

Média

Quando usamos apenas o termo média, nos referimos à média aritmética ou média simples. Ela é obtida somando os valores dos elementos e dividindo essa soma pelo número total de elementos.

Exemplo:
João tirou nota 9, Maria tirou nota 7 e Carlos tirou nota 5. Qual a média das notas desses três alunos?
Resposta: (9+7+5) / 3 = 7

No exemplo acima, somamos as notas dos três alunos e dividimos por três. O resultado da divisão será a média.

Mediana

Na mediana o valor de referência é obtido através da ordenação dos valores em ordem crescente ou decrescente, sendo o valor central a mediana, em caso de conjunto com número ímpar de elementos; e a média da soma dos dois elementos centrais, nos casos de elementos com número par de elementos.

Exemplo:

Conjunto com número ímpar de elementos elementos: 1, 2, 5, 8, 9. Nesse caso a mediana é 5, pois é o valor que ocupa a posição central.

Conjunto com número par de elementos: 2, 3, 7, 8. Nesse caso a mediana também é 5, pois é o valor resultante da soma dos dois valores centrais divididos por dois (3+7) / 2 = 5.

Moda

A moda é estabelecida através da observação da repetição dos valores em um conjunto. Aquele que aparece mais vezes é a moda.

Exemplo:

Vamos citar um exemplo de notas de alunos. João tirou nota 6, Mario 9, Joana 10 e Pedro 9. Assim temos: 6, 9, 10 e 9. Ao analisar os dados percebemos que o 9 aparece mais vezes que os demais. Com isso, podemos dizer que a moda desse conjunto é 9.

Com base nos exemplos acima, se alguém peça a moda, a média e a mediana das notas de alunos de uma determinada escola, basta fazer os cálculos acima com os valores de acordo com a realidade.

Neste artigo utilizamos números bastante simples, pois o objetivo não é ensinar a fazer cálculos complexos, mas sim facilitar o entendimento de como são feitos os cálculos de média, mediana e moda.