Como acelerar abertura de sites no Firefox em conexões lentas

Apesar da grande oferta de conexões de banda larga que existe hoje, ainda há muitas pessoas que acessam a internet através de conexões discadas, cuja velocidade máxima não passa dos 56,6 Kb por segundo. Em situação semelhante está quem utiliza a internet do celular no notebook e está em regiões onde a internet só funciona via GPRS ou 2G, que são conexões lentas.

Para quem possui internet lenta, não adianta ficar instalando todo tipo de acelerador de velocidade que existe por aí, pois na maioria das vezes a melhoria é inexistente ou quase imperceptível. No entanto, quem utiliza o Firefox pode usar uma extensão que melhora bastante a abertura de sites, o NoScript.

O NoScript não é um acelerador de conexão, mas sim uma extensão para controlar a execução de códigos javascript presentes nas páginas da internet. A maioria dos sites contém muitos banners e publicidades carregadas via javascript, e por mais que você não esteja interessado nelas, ao visitar a página você é obrigado a fazer o download do javascript, o que torna a abertura da página bem mais lenta.

Inicialmente, depois de instalar o NoScript, ele irá bloquear não só todos os javascripts das páginas, mas também Flash, dentre outros. Dessa maneira, ao visitar uma página, a abertura dessa será muito mais rápida, pois somente o HTML e possíveis imagens serão carregados.

Opções de bloqueio de scripts

Contudo, existem alguns sites que para funcionar corretamente precisam que a execução dos scripts estejam autorizadas no Firefox. Neste caso, é possível permitir temporariamente ou definitivamente a execução de scripts nessa página. Para isso, basta clicar sobre o ícone do NoScript (que fica na barra de extensão) e configurar a execução de scripts na página que está sendo vista no momento.

Além de acelerar a abertura de páginas, devido a desativação de scripts, o NoScript também ajuda na segurança, pois muitos sites maliciosos usam códigos javascripts para instalar vírus e outras pragas no computador dos visitantes.

3 comentários em “Como acelerar abertura de sites no Firefox em conexões lentas

  • 21 de junho de 2020 em 14:55
    Permalink

    I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored
    material stylish. nonetheless, you command get got
    an nervousness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  • 25 de junho de 2020 em 22:56
    Permalink

    I’ve learn some good stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting.

    I surprise how so much attempt you put to create this type of fantastic informative site.

  • 26 de junho de 2020 em 22:46
    Permalink

    I’m not sure exactly why but this blog is loading incredibly slow for
    me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.