Cabo de internet não funciona no computador, apenas no roteador?

Publicado em 9 março, 2017

Entenda porque em muitos casos o cabo de internet funciona apenas no roteador, e não no computador ou notebook

Os roteadores de internet sem fio se popularizam bastante depois do aumento na utilização dos smartphones. Não que antes os roteadores Wi-Fi não fossem utilizados, mas sua presença, principalmente nas residências, aumentou muito depois que os smartphones se tornaram aparelhos comuns na vida dos brasileiros.

Antes desse grande aumento na utilização de roteadores sem fio, a internet era utilizada conectando-se o cabo de internet diretamente ao computador ou notebook, por meio do cabo de rede fornecido pelo provedor ou por meio de um roteador com fio, switch ou hub.

Os roteadores Wi-Fi funcionam distribuindo a internet que recebe do cabo de rede, e o distribui por meio de uma rede sem fio, mas para isso ele precisa receber o sinal de internet por meio do cabo de rede que é fornecido elo provedor.

Porque a internet só funciona pelo roteador

Em caso de defeito no roteador, por exemplo, muitas pessoas tentam ligar o cabo de internet diretamente à placa de rede do computador ou notebook, e mesmo informando a senha e login corretos, se for o caso, não conseguem acessar a internet.

Caso a conexão esteja corretamente configurada, mas mesmo assim não seja possível acessar a internet, é muito provável que isso esteja acontecendo porque o provedor utiliza o endereço MAC para permitir a autenticação na rede.

Muitos provedores fazem a configuração dos roteadores dos clientes, e é nesse momento que o técnico toma conhecimento do endereço MAC do roteador e o registra no sistema, para que o sinal de internet seja liberado apenas caso o equipamento conectado possua aquele MAC.

O endereço MAC é um código hexadecimal (utiliza letras e números) que identifica fisicamente qualquer aparelho que se conecta a uma rede. Teoricamente ele possui um valor fixo, que não pode ser alterado. Assim como os computadores, os roteadores, assim como algumas impressoras e diversos outros equipamentos também possuem um endereço MAC.

Roteador com cabo de rede

Na maioria dos casos, a internet só funciona quando conectada ao roteador porque o seu endereço MAC é utilizado para fazer a autenticação na rede.

Como conectar qualquer outro equipamento à internet

Se no seu caso apenas o roteador consegue obter sinal de internet, é muito provável que o seu provedor faz a liberação baseada no endereço MAC do equipamento. E não adianta tentar configurar outro roteador ou computador, mesmo informando os dados de login corretos, pois o endereço MAC será diferente, e isso fará o servidor bloquear o acesso à internet.

Existem técnicas que podem burlar esse bloqueio, no entanto, por medida de segurança a recomendação é que o cliente entre em contato com seu provedor e solicite que um novo equipamento possa ser conectado.

Porque bloquear por meio do MAC

Esse bloqueio também serve para evitar que o sinal de internet seja roubado por terceiros. Ou seja, caso alguém não autorizado tenha acesso ao cabo de rede que leva a internet à sua casa, essa pessoa não conseguirá acessar a internet, mesmo tendo seu login e senha, pois o MAC do equipamento utilizado por ela será diferente daquele que está autorizado no servidor do seu provedor de internet.