Maneiras de bloquear o acesso à internet

Estar conectado à internet é, para muitas pessoas, algo tão importante quanto trabalhar ou estudar. Até porque, a internet vem se mostrando cada vez mais um excelente instrumento de pesquisa e estudo, e como meio de trabalho de muitos brasileiros que ganham a vida em atividades online.

Mesmo assim, em alguns momento pode surgir a necessidade de bloquear o acesso à grande rede, seja para evitar que seu filho passe mais tempo navegando do que estudando, ou que seu funcionário em vez de trabalhar fique “matando tempo” pela internet, em redes sociais, jogos online, etc.

Como bloquear o acesso à internet

Existem diversas maneiras de evitar que alguém acesse a internet, algumas simples de serem executadas e outras mais complexas. Aqui vamos dar algumas dicas fáceis de serem postas em prática, exigindo pouco ou quase nenhum conhecimento técnico sobre sistemas ou redes.

Softwares – existem no mercado vários programas, inclusive gratuitos, que não só permitem o bloqueio total do acesso à internet como também o acesso a páginas específicas. Um bom programa para isso é o K9 Web Protection.

Firewalls – este tipo de programa tem como objetivo proteger o computador de invasões (entrada não autorizada) e saída de informações através de programas que não estão autorizados a conectar-se à internet. Além disso, a maioria dos firewalls possuem a opção de bloquear completamente qualquer atividade de rede, seja de entrada ou de saída, como a conexão com a internet, por exemplo. Alguns, inclusive, permitem a colocação de senha, o que impede que a restrição seja removida por pessoas não autorizadas. Um firewall recomendado para isso é o Comodo Firewall.

Arquivo HOSTS – O Windows possui um arquivo chamado hosts (isso, ele não tem extensão, é só hosts, mesmo). Dentre outras utilidades, podemos utilizá-lo para evitar seja seja possível se conectar a qualquer site ou lista de sites, ou até mesmo bloquear completamente o acesso à internet.

Onde fica o hosts? No Windows 7 ele fica no seguinte caminho “C:\Windows\System32\drivers\etc“, claro que o nome da unidade “C:” pode variar, mas em geral todos os computadores usam esse nome para a partição principal. Para abri-lo, você pode usar o bloco de notas, o Wordpad ou qualquer outro editor de texto.

Bloqueando sites

Para bloquear o acesso a sites pelo arquivo hosts, basta seguir o exemplo acima. Digite 127.0.0.1  e em seguida digite o endereço do site a ser bloqueado. Vale lembrar que é permitido o uso de asterisco como caractere curinga.

Depois de inserir o bloqueio, salve as alterações. O bloqueio somente funcionará após o computador ser reiniciado.

Desconecte o cabo de rede ou roteador – essa última dica é um pouco radical. Se nada do que foi dito anteriormente funcionar, e se possível, desconecte o cabo de rede do computador ou do roteador, ou desligue o roteador.

É isso aí, essas foram algumas dicas fáceis de serem postas em prática e que funcionam quando o objetivo é bloquear ou restringir o acesso à internet ou a sites específicos.

5 comentários em “Maneiras de bloquear o acesso à internet

  • 20 de junho de 2020 em 5:26
    Permalink

    Have you ever considered about adding a little bit more than just
    your articles? I mean, what you say is important and everything.
    Nevertheless just imagine if you added some great graphics or videos to give your
    posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips,
    this blog could certainly be one of the very best
    in its field. Amazing blog!

  • 22 de junho de 2020 em 10:01
    Permalink

    Hello there! Do you know if they make any plugins to
    help with Search Engine Optimization? I’m trying to
    get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!

  • 26 de junho de 2020 em 6:30
    Permalink

    If you are going for most excellent contents like me, simply
    go to see this website daily for the reason that it provides quality contents, thanks

  • 26 de junho de 2020 em 23:25
    Permalink

    Very good information. Lucky me I came across your site by accident (stumbleupon).
    I’ve book marked it for later!

  • 29 de junho de 2020 em 7:37
    Permalink

    Hmm it appears like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m
    thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole
    thing. Do you have any points for novice blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.