Aprenda a habilitar macros no Excel através da janela de alerta

As macros são um conjunto de instruções com o objetivo de realizar tarefas repetitivas ou automatizadas, podendo ser utilizadas não apenas no Excel, mas também em outros aplicativos do pacote Office, como Word, PowerPoint etc. Mas as macros não são exclusivas do pacote Office, outros aplicativos também possuem macros, no entanto, não são as mesmas, pois na maioria das vezes são criadas em outras linguagens do programação.

As macros de Excel podem ser criadas através do gravador de macros ou do Editor de Visual Basic, onde são inseridos os comandos que serão executados pela macro. Tais instruções são criadas utilizando a linguagem de programação VBA (Visual Basic for Applications), que é um Visual Basic feito para rodar dentro dos aplicativos do Office.

Algumas planilhas gratuitas disponibilizas por mim, aqui no blog, possuem macros para facilitar e agilizar a utilização das mesmas. No entanto, por diversas vezes recebo e-mails e comentários de usuários que relatam que as planilhas não funcionam corretamente. Em todos os casos até o momento, as planilhas não funcionaram corretamente porque o Excel bloqueou a execução das macros responsáveis por tarefas importantes. O problema é que alguns usuários nem se quer já ouviram falar em macros.

Para acabar de vez com este problema, vou mostrar alguns passos para executar as planilhas que possuem macros.

Como habilitar macros no Excel 2007

Dica: apesar de as macros serem muito interessantes em diversas situações, elas podem ser usadas por pessoas más intencionadas para a disseminação de vírus e outras pragas. Por esse motivo, é aconselhável não permitir a execução de macros criadas por pessoas anônimas, pois haverá o risco de elas estarem contaminadas com códigos maliciosos.

Habilitar a execução das macros através do alerta de segurança

Por padrão, o Excel 2007 bloqueia a execução de qualquer macro, e em seguida exibe um alerta onde pergunta a você se o código pode ou não ser executado. Confira as imagens:

Excel bloquando execução da macro

Quando o alerta aparecer, clique em “Opções”. A seguinte janela será mostrada:

Tela de confirmação de execução ou bloqueio

Para habilitar a execução, você deverá selecionar a opção “Habilitar este conteúdo”. Se selecionar a opção “Ajudar a proteger contra conteúdo desconhecido”, a macro não será executada e a planilha não irá funcionar corretamente.

Com a configuração padrão, toda vez que você tentar abrir uma planilha que possua macros o alerta de segurança será exibido. No próximo post vou mostrar uma maneira mais avançada de configurar a execução das macros.

3 comentários em “Aprenda a habilitar macros no Excel através da janela de alerta

  • 19 de junho de 2020 em 23:31
    Permalink

    I have been exploring for a bit for any high-quality articles
    or blog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I
    eventually stumbled upon this website. Reading this info So i’m glad to show that I’ve a very just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed.
    I so much indisputably will make sure to don?t forget this web site
    and give it a glance on a relentless basis.

  • 23 de junho de 2020 em 13:31
    Permalink

    Good post but I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?
    I’d be very thankful if you could elaborate a little bit further.
    Bless you!

  • 26 de junho de 2020 em 6:15
    Permalink

    Its such as you read my thoughts! You appear to grasp a lot about this, such as you wrote
    the book in it or something. I think that you just can do with some p.c.
    to pressure the message house a bit, however other than that,
    that is great blog. A fantastic read. I’ll definitely be back.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.