Aditivo para radiador é importante usar no carro

O sistema de arrefecimento dos carros é responsável pela refrigeração do motor, para mantê-lo funcionando na temperatura ideal e para evitar problemas de superaquecimento. Esse sistema é composto por várias peças que dependem uma da outra para o sistema funcionar corretamente, como é o caso da válvula termostática. E para que todo esse sistema funcione é indispensável o uso da água, que é a responsável por retirar o calor interno do motor.

Podemos dizer que a água é o principal responsável pelo resfriamento do motor, pois, sem ela, as peças que compõe o sistema não poderiam funcionar. Na verdade funcionariam, mas o sistema não teria a capacidade de resfriar o motor. No entanto, apesar de o sistema funcionar bem somente com água pura, é importante a utilização de um aditivo para radiador. O aditivo adiciona características à água que a torna mais adequada e mais eficiente no resfriamento e manutenção da temperatura ideal do sistema de arrefecimento. A mistura água mais aditivo é chamada de líquido de arrefecimento.

Com o aditivo, a temperatura de fervura e congelamento da água é alterada, ou seja, o aditivo serve para fazer com que a água não ferva e nem congele. Além disso, ele possui aditivos que garantem uma maior vida útil de todas peças que pertencem ao sistema de arrefecimento.

Vaso de aditivo

O aditivo lubrifica a bomba d’água, impede a formação de ferrugem no bloco do motor, protege as mangueiras contra ressecamento além de impedir que componentes e partes de alumínio sofrem corrosão. Com isso é fácil perceber o quanto o aditivo é importante, e quanto sua utilização é necessária para manter estável a temperatura do motor e garantir uma maior durabilidade das peças envolvidas.

Antes de colocar o aditivo no radiador, ou no reservatório do radiador, é importante drenar toda a água, fazer uma limpeza no sistema (usando limpa radiador ou somente água) e em seguida colocar água nova já misturada com aditivo. A quantidade de aditivo a ser colocado depende do tipo de aditivo utilizado, se concentrado ou diluído.

Aditivo diluído ou concentrado

O aditivo concentrado deve ser misturado à água. Normalmente, utiliza-se 1 litro de aditivo para cada 3 litros de água. Essa medida pode variar dependendo da marca do produto. Por isso, antes usar o aditivo leia as instruções de uso presentes no rótulo.

O aditivo diluído já vem misturado com água, com uma concentração bem baixa em comparação com o concentrado. Por esse motivo, ele não deve ser misturado à água, deve ser colocado puro. Pelo fato de ser colocado sem adição de água, o aditivo diluído costuma ser bem mais barato que o concentrado, pois serão vários litros para encher todo o sistema. Este tipo de aditivo costuma ser menos utilizado. A maioria dos mecânicos prefere trabalhar com o aditivo concentrado.

Como e quando usar o aditivo

Se você comprou um carro novo, a troca do aditivo deve seguir o manual do veículo, se foi um carro seminovo, pergunte ao antigo dono ou à revendedora se o antigo dono tinha o hábito de usar aditivo. Se positivo, continue usando conforme a orientação do seu mecânico ou manual do veículo.

Se o antigo dono não usava aditivo, é necessário levar o carro a uma oficina para que uma limpeza seja feita no sistema e algumas peças verificadas. Essa medida é importante porque a utilização de aditivo num carro que rodou muito tempo sem este tipo de produto pode fazer com que sujeiras se desprendam da parede do bloco e mangueiras e comprometam o funcionamento de algumas peças, podendo, inclusive, ocasionar vazamento de água.

A troca do aditivo deve ser feita anualmente, junto com a troca da água, limpeza do sistema e verificação das mangueiras e demais peças.

4 comentários em “Aditivo para radiador é importante usar no carro

  • 19 de junho de 2020 em 22:10
    Permalink

    What’s up, for all time i used to check webpage posts
    here early in the break of day, as i like to learn more and more.

  • 21 de junho de 2020 em 1:12
    Permalink

    I was wondering if you ever considered changing the
    page layout of your site? Its very well written; I love what youve got to
    say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with
    it better. Youve got an awful lot of text for only having one or
    two images. Maybe you could space it out better?

  • 21 de junho de 2020 em 12:32
    Permalink

    Wow! In the end I got a weblog from where I be able to truly
    get helpful data regarding my study and knowledge.

  • 22 de junho de 2020 em 3:23
    Permalink

    This excellent website certainly has all the information and facts I needed concerning this subject and didn’t
    know who to ask.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.