Adaptador T de tomada e extensão podem causar curto-circuito
Os adaptadores e extensões de tomada são acessórios elétricos bastante úteis no dia a dia. Como pode acontecer de não haver uma tomada no local onde estamos, mas precisamos ligar algum aparelho elétrico naquele momento, usar uma extensão, um T de tomada ou um benjamim pode ser a solução para trazer a energia elétrica até onde estamos.
Esses pequenos objetos realmente quebram o galho quando o assunto é falta de tomada disponível. No entanto, seu uso deve ser feito com moderação, com cuidado e sem exageros, para evitar que uma sobrecarga elétrica cause curto-circuito na tomada.
Como usar com segurança
Como já explicamos no post sobre a quantidade de aparelhos que podem ser ligados na mesma tomada, ligar muitos aparelhos de uma só vez através de adaptadores T, benjamim e extensões pode aumentar muito o risco de curto e incêndio, pois se a corrente elétrica da soma dos aparelhos forma maior do que a suportada pela tomada, esta poderá chegar a derreter, causando curto e possivelmente incêndio.
Como calcular a corrente
Uma maneira prática para calcular se a soma das correntes dos aparelhos é suportada pela tomada é associar 1 ampere para cada 100W de potência do aparelho para redes 110v e 1 ampere para cada 200w em redes 220v. Em seguida, basta conferir qual é a corrente da tomada e do adaptador.
[related_posts]
Soluções
Nesta situação, qual a melhor solução a ser tomada? Abaixo listamos algumas possíveis soluções para evitar a sobrecarga elétrica causado pelos adaptadores de tomadas:
- Calcule a corrente total dos aparelhos e veja se é compatível com a tomada (como ensinado anteriormente)
- Tente fazer um rodízio de aparelhos, desligando ou mudando de lugar quando forem ser sados
- Instale mais tomadas
Outro ponto importante que deve ser observado é que alguns aparelhos, mesmo que sozinhos, não devem ser ligados no adaptador muio menos na tomada. Em geral estes aparelhos consomem uma corrente bastante elevada, e devem ser ligados diretamente na instalação elétrica, no fio da rede principal da casa. Um exemplo disso é o chuveiro elétrico, que deve ser ligado diretamente na rede, pois nenhuma tomada ou adaptador suportará a corrente necessário para que ele funcione.
Conclusão
Os adaptadores, como T, benjamim, extensão e plugues são úteis e podem ser utilizados. Contudo, não se deve ligar vários aparelhos de uma só vez no mesmo, pois isso poderá sobrecarregar a tomada, podendo causar derretimento, curto-circuito ou até mesmo incêndio.
Fechado para comentários.