Abrir arquivo PDF direto no Firefox ou baixar para abrir depois

Já há bastante tempo os navegadores, especialmente o Firefox, são capazes de exibir o conteúdo de arquivos em formato PDF. Esse recurso é interessante, pois poupa tempo e trabalho, já que não é necessário fazer o download e em seguida executar algum leitor de PDF. No entanto, como quase tudo tem um lado negativo, não poderia ser diferente com esse recurso.

Quando o arquivo PDF é pequeno, não há problema. Porém, quando ele é pesado, tendo alguns ou vários megas, o processo de abertura pode levar muito tempo, chegando, em alguns momentos, a travar o Firefox, principalmente se seus recursos de processamento e memória forem modestos.

Assim sendo, você poderá configurar o Firefox de acordo com suas necessidades, ou seja, poderá configurá-lo para abrir ou baixar automaticamente arquivos PDF. Para isso, confira abaixo um pequeno tutorial ensinando a fazer essa configuração.

Configurando a abertura de arquivos PDF no Firefox

1. No Firefox, abra o menu “Ferramentas”, e em seguida clique em “Opções”.

2. Vá até a aba “Aplicativos”, e na coluna “Tipo de conteúdo” localize a opção “PDF document”.

3. Na coluna à direita (Ação) clique na opção ativa. Depois disso, você verá que surgiu um menu suspenso contendo as seguintes opções:

Perguntar: o Firefox sempre irá perguntar o que fazer com os arquivos PDF

Download: o Firefox irá automaticamente fazer o download do PDF

Abrir com...: Você poderá selecionar um aplicativo para abrir o PDF. Essa abertura poderá ser feita diretamente no navegador, ou será feito o download para o disco e em seguida será aberto pelo programa selecionado.

Configuração de PDF no Firefox

Vale lembrar que praticamente todos os leitores de PDF possuem plugins que os fazem funcionar direto no Firefox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.