Whey protein, a proteína para ganhar músculos

Publicado em 7 maio, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Whey protein é uma proteína de rápida absorção ideal para ganho de massa muscular

O corpo de quem pratica musculação necessita não apenas de grande quantidade de nutrientes, mas, principalmente, de nutrientes de alta qualidade, pois os treinos de alta intensidade causam um grande desgaste nas fibras musculares, às quais devem ser fornecidas rapidamente substâncias que irão auxiliar em sua recuperação e hipertrofia.

Um dos principais suplementos para quem busca o ganho de massa muscular é o whey protein. O whey protein é a proteína do soro do leite, e é obtido durante o processo de transformação do leite em queijo, e sua produção normalmente é bastante cara, haja vista que são necessários muitos litros de leite para a obtenção de uma quantidade considerável de whey protein.

O whey protein não fornece apenas excelentes proteínas, o suplemento é rico em Glutamina e BCAA. A glutamina é um aminoácido não essencial encontrado nos tecidos musculares dos seres vivos. Seu papel é de fundamental importância para o crescimento muscular. Esse efeito anabólico pode estar associado à retenção de líquidos, que é um dos fatores para estimular a síntese protéica. Os BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada) são aminoácidos essências que fornecem energia para a recuperação dos músculos, durante e depois do treino.

Quando tomar whey protein

[related_posts]

Após o treino, o organismo está mais apto a absorção proteína, por esse motivo é recomendável a ingestão do whey protein neste período (cerca de 30/40 minutos pós-treino). O whey protein é uma proteína de alto valor biológico e de rápida absorção, devendo ser consumida logo após o fim do treino, a fim de evitar que ocorra o catabolismo, que é a quebra da proteína já presente nos músculos. O catabolismo é o contrário do anabolismo.

Consumindo o whey protein no pós-treino, você estará garantindo a absorção de proteína da melhor qualidade, o que protegerá seus músculos do catabolismo muscular e, ao mesmo tempo, fornecerá nutrientes que farão com que o processo de hipertrofia seja acelerado e otimizado, uma vez que seu organismo será nutrido com aquilo que ele mais precisa para promover o crescimento muscular.

 

Como tomar whey protein

O whey protein pode tomado batido no liquidificador junto com leite, água, vitaminas de fruta e de diversas outras maneiras. Uma dica: a vitamina C melhora a absorção de proteína.