Ventilador fazendo barulho: dicas para consertar

Publicado em 4 outubro, 2013 / Atualizado em 27 de setembro de 2015

A carcaça plástica ou o motor do ventilador de mesa pode começar a fazer barulho com o tempo, confira dicas para deixá-lo silencioso novamente

Nos dias e noites quentes, a solução encontrada por muitas pessoas para se livrarem, ou pelo menos para amenizar o calor,  é a utilização de ventilador.

Atualmente existe no mercado uma grande variedade de modelos e fabricantes de ventiladores. Ventiladores de mesa, de teto, torre e pedestal são os preferidos dos consumidores.

Dentre os diversos tipos existentes, o ventilador de mesa é ainda o mais encontrado nas residências do país, seja por geralmente ser mais barato ou por ser mais fácil de transportar e posicionar, podendo ser colocado em cima de mesas, cadeiras ou qualquer outra superfície.

Problemas com ruídos

Com tempo, é praticamente inevitável que o ventilador comece a fazer barulho ou emitir algum tipo de ruído. Isso é comum, já que com o tempo a lubrificação perde sua eficiência e a carcaça plástica começa a apresentar desgaste e folgas.

Abaixo confira algumas dicas para solucionar problemas de ruídos no ventilador. Vale lembrar que em alguns casos é recomendável que o conserto seja feito por algum profissional, para evitar danos ao aparelho.

Ventilador de mesa

Ruído no motor

Quando o ruído está sendo emitido pelo motor do ventilador, o conserto é um pouco mais complicado, pois muitas vezes pode envolver a necessidade de conhecimento sobre o funcionamento do mesmo.

Na maioria dos casos o motor do ventilador se resume a um induzido, uma bobina de campo, um porta escova e rolamentos que possibilitarão o giro do induzido. Em muitos casos, o barulho emitido pelo motor é um chiado, causado na maioria das vezes pelo ressecamento dos rolamentos.

Como consertar

Nestes casos, a substituição do rolamento sana o problema, fazendo o ventilador voltar  a funcionar de maneira silenciosa. Lubrificação dos componentes internos do motor também pode funcionar bem.

Esse tipo de reparo na maioria das vezes deve ser feito por pessoa habilitada para isso.

Ruído na carcaça plástica

O barulho produzido pela carcaça plástica do ventilador geralmente é o mais comum e pode incomodar bastante, sobretudo na hora de dormir.

Com o tempo, a grade e demais partes plásticas sofrem desgaste e não se prendem uma a outra adequadamente. Com a vibração do motor, elas começam a chacoalhar e emitir barulho. É neste momento que muitas pessoas substituem o ventilador por um novo, mas isso não é necessário, já que é possível corrigir o problema.

Como consertar

A dica neste caso é:

1. Enquanto o ventilador estiver funcionando, tente localizar os pontos onde o atrito entre as partes plásticas emite ruído.

2. Desmonte a carcaça plástica do ventilador. Cuidado para não quebrar as travas.

3. Aplique uma camada ou um filete de cola de silicone incolor (aquele usado para vedar aquários, pias, box etc.) onde há contato entre as partes plásticas. Em seguida aguarde secar um pouco, cerca de cinco minutos, e em seguida monte o ventilador novamente.

4. Ligue o ventilador e verifique se ainda há pontos emitindo barulho, se positivo, aplique a cola de silicone também nessas áreas.

Conclusão

Em alguns casos é possível fazer o reparo em casa mesmo, com as dicas dadas acima. Contudo, o reparo necessário pode ser mais complexo, principalmente se envolver partes do motor. Nesse caso, é aconselhável que ele seja feito por um profissional.