Vender produtos pelo Facebook é oportunidade de negócio

Publicado em 18 maio, 2013

Atualmente é grande a quantidade de empresas e pessoas que fecham negócios através da maior rede social do mundo

A internet tem servido como mais um canal de vendas para muitas empresas que estão aproveitando a quantidade crescente de pessoas que fazem compras online, em lojas virtuais, sites de leilão e shoppings virtuais.

Com a popularização do acesso à internet e da utilização de redes sociais, sobretudo o Facebook, uma nova oportunidade para se fazer negócios online surgiu, possibilitando que não apenas empresas, mas também pessoas físicas, possam usar a rede para realizar vendas e prestar serviços, ou seja, ganhar dinheiro pela internet.

Como vender pelo Facebook

Através de grupos

Muitos utilizadores do Facebook já se deram conta do potencial que a rede apresenta para a divulgação de produtos e serviços à venda. Atualmente existem centenas de grupos criados exclusivamente para que os membros façam seus anúncios.

Os grupos destinados a anúncios funcionam como sites de classificados, onde cada membro pode publicar quantos anúncios quiser, para vender desde computadores usados até carros. Na medida em que os demais utilizadores vão sendo notificados, eles podem conferir as novas publicações e , caso se interessem por algo, podem entrar em contato com o vendedor ou anunciante.

Tudo isso é feito gratuitamente, utilizando as próprias ferramentas da rede, criadas inicialmente com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas com os mesmos interesses.

[related_posts]

Através da linha do tempo

Além dos grupos destinados a anúncios, usuários que possuem muitos amigos e seguidores também anunciam seus produtos e serviços através de sua linha do tempo. No Facebook  ao publicar algo na linha do tempo, todos os amigos da pessoa que fez a publicação a recebem através de seu Feed de notícias, e assim tomam conhecimento sobre aquilo que está sendo anunciado.

Opções de curtir e compartilhar

Além da publicação em grupos e diretamente na linha do tempo, o Facebook possui recursos que podem aumentar o alcance dos anúncios feitos: as opções de curtir e compartilhar. Ao compartilhar ou curtir uma publicação, o usuário estará postando essa publicação (anúncio) em sua linha do tempo, fazendo com que seus amigos também tomem conhecimento daquilo. Dessa maneira, pessoas que não participam do seu grupo ou não estão adicionadas à lista de amigos de quem publicou o anúncio também podem ter conhecimento sobre aquilo que está à venda.

O Facebook está se mostrando cada vez mais com um excelente canal não apenas de comunicação entre amigos, mas também como um ótimo lugar para se fechar negócios.

Bons negócios!