Vender marmitex ou quentinha pode gerar renda extra

Publicado em 28 dezembro, 2014

Com pouco investimento inicial, a venda de marmitex ou quentinhas pode ser uma boa fonte de renda extra

Ter uma renda extra pode significar mais dinheiro no bolso para pagar as contas de casa, para investir ou mesmo para ter uma vida com mais lazer e diversão.

Independente da destinação que terá o dinheiro, ter outra fonte de renda além do trabalho formal é algo que possibilita ter mais tranquilidade quando questões financeiras estão em jogo, como num momento de gasto imprevisto, por exemplo.

Em muitos casos, a renda extra exige que investimentos altos sejam feitos, seja para comprar máquinas e equipamentos ou matéria-prima.

No entanto, existe um negócio que em geral não exige altos investimentos, o de venda de marmitex ou quentinha.

Se você sabe cozinhar e já possui os equipamentos necessários (geladeira ou freezer, fogão e demais utensílios domésticos), o investimento inicial será ainda menor, já que os demais investimentos serão apenas com embalagens, transporte divulgação etc.

Para iniciar a venda de marmitex, alguns pontos deverão ser considerados para evitar prejuízos ou problemas que comprometam a produção ou a venda das quentinhas. Vamos analisar alguns pontos importantes:

Quais equipamentos devem ser adquiridos para dar início ao negócio

Neste momento deve ser feita uma análise daquilo que será necessário para tocar o negócio. Equipamentos de cozinha, utensílios, veículo para entrega se for entregar em domicílio (pode ser terceirizado), telefone e instalações físicas. Para começar, uma cozinha normal de casa funciona. Com o tempo, se o negócio crescer, é que serão necessários novos investimentos.

O que comprar para vender as marmitex

Embalagens de alumínio ou de isopor, mochila para a entrega, sacolas plásticas, potinhos plásticos etc.

Quais alimentos irão compor a marmitex

Nesse momento deverão ser definidos os pratos que serão oferecidos. Tipos de carne, verduras, legumes e demais ingredientes necessários para o preparo da comida deverão ser listados e devidamente orçados  para que possa ser possível determinar qual o valor gasto no preparo dos pratos.

Como será feita a divulgação

O que torna um novo negócio frágil frente a concorrência é o fato de ser desconhecido. Investir em divulgação pode ser decisivo para que o negócio entre, continue no mercado e se expanda. Sendo assim, é importante avaliar com cuidado quais os meios de divulgação serão mais importantes para seu negócio. Isso pode variar de acordo com a região onde você irá atuar. Como meio de divulgação podemos citar rádios, jornais, folhetos, internet, redes sociais, cartazes, panfleto, o famosos “boa a boa” e muitas outras.

Por quanto vender a marmitex

Esse é um ponto muito importante e delicado. Por um lado, se você vender barato demais, irá vender muito, mas não irá faturar o suficiente para continuar com o negócio. Por outro, se vender caro demais, efetuará poucas vendas, o que também irá comprometer a continuidade do negócio.

Na hora de definir o preço, é importante colocar na ponta do lápis todos gastos envolvidos na produção das quentinhas, citamos: ingredientes para as refeições, gás, divulgação, embalagens, transporte, funcionários de outros existentes.

Em seguida, pesquise o local onde irá atuar e confira por quanto os concorrentes estão cobrando. A partir daí, veja se com o seu custo de produção atual é possível competir com quem já está no mercado. Se o custo de produção estiver alto, é preciso rever cada elemento do custo, eliminá-lo ou substituí-lo por outro semelhante e mais barato.

Essas dicas servirão de base para você poder planejar melhor o início do seu novo negócio. Bons negócios.