Vantagens em andar de bicicleta no dia a dia

Publicado em 8 agosto, 2013 / Atualizado em 8 de agosto de 2013

Com as dificuldades encontradas em outras modalidades de transporte, a bicicleta surge como opção mais rápida e benéfica à saúde

O transporte é uma das grandes preocupações da população, principalmente nas grandes cidades, sobretudo o transporte diário de casa para o trabalho e vice e versa.

A grande distância entre os locais, aliada à grande quantidade de veículos em circulação nas ruas e de pessoas que utilizam transporte público, fazem com que o ato de se deslocar de um lugar para outro seja demorado e cheio de contratempos como atrasos, superlotação e congestionamento.

Atualmente, as principais modalidades de transporte utilizadas nas cidades são o carro próprio, a motocicleta, ônibus e metrô. Teoricamente todas elas são boas opções para quem deseja se deslocar até seus destinos. Contudo, muitas vezes elas se mostram não tão boas assim.

Superlotação no metrô ou ônibus, engarrafamento de trânsito e atrasos devido a tudo isso podem fazer dessas, que são os principais meios de transporte nas cidades, opções não muito vantajosas para o deslocamento. Sendo assim, muitas vezes é necessário buscar outras alternativas, como a Bicicleta, por exemplo.

Vantagens do uso da bicicleta

Ciclista pedalando

Não fica presa em engarrafamento

Com a bicicleta é possível vencer qualquer engarrafamento, basta passar entre os veículos ou, se isso não for possível, descer e andar empurrando a bicicleta sobre a calçada, até poder voltar a pedalar. A depender da distância a percorrer, ir de bicicleta pode ser mais rápido.

Não gasta combustível (gasolina / álcool)

Uma das grandes dificuldades encontradas atualmente em andar de carro próprio é o abastecimento. Os combustíveis estão cada vez mais caros, sobretudo  gasolina, o que pode comprometer grande parte do orçamento mensal dos motoristas. Andar de bicicleta é muito mais barato.

É uma atividade física

Pode ser que o fato de ir ao trabalho, escola, faculdade ou cursinho de bicicleta não substitua uma atividade física na academia, por exemplo, mas ajuda a melhorar o condicionamento físico, uma vez que tira a pessoa do sedentarismo. Além de poder ajudar na perda de peso.

É amiga do meio ambiente

Ao contrário dos demais veículos utilizados para o transporte urbano, a bicicleta não emite nenhum tipo de poluente. Veículos como carros, motos e caminhões queimam combustíveis que contribuem para a poluição do meio ambiente. Esse é mais um ponto a favor das bikes.

Conclusão

Se a distância a ser percorrida não for muito grande, a ponto de inviabilizar o uso da bicicleta, vale a pena considerar o uso da “magrela”, haja vista os benefícios oferecidos por elas.