Válvula termostática é uma peça importante para o carro

Publicado em 22 agosto, 2012 / Atualizado em 22 de agosto de 2012

Saiba como funciona e para que serve a válvula termostática

Como já falamos em outros posts sobre manutenção de veículos, o bom funcionamento do carro depende do conjunto de todas as peças, todas elas funcionando corretamente. E com o sistema de arrefecimento não poderia ser diferente, principalmente pelo fato de depender dele o controle da temperatura do motor do carro.

O sistema de arrefecimento é um conjunto de peças responsáveis pelo resfriamento e aquecimento do motor, ou melhor, pelo controle da temperatura da água utilizada no sistema e, dessa maneira, também da temperatura interna do motor.

Manter o sistema de arrefecimento funcionando é fundamental não apenas para obter o máximo de desempenho do carro mas, também, evitar maiores problemas, principalmente o superaquecimento do motor. Caso ocorra algum problema no sistema e o motor venha a aquecer demais, existe o risco de o motor fundir, cabeçote empenar, pistões derreterem etc. O problema de fundição é o mais comum nesses casos. Quando ele ocorre, partes móveis do motor como eixo, pistão e biela, derretem e fundem-se, colam-se um no outro. E neste caso, o gasto com o reparo do motor costuma ser grande.

O sistema de arrefecimento geralmente é composto pelas seguintes peças:   bomba d’água, radiador, ventoinha (ventilador ou eletro ventilador), mangueira, reservatório de água, termo interruptor, sensores de temperatura e válvula termostática. Os mecânicos conhecem a importância de cada uma dessas peças, no entanto, há uma que muitas vezes é subvalorizada, a válvula termostática. Inclusive há mecânicos que dizem que ela não serve para nada, que o carro pode ficar sem, mas isso é um grande erro.

Válvula termostáticaA válvula termostática é um componente fundamental do sistema de arrefecimento, pois ela é quem “decide” quando a água que está circulando no bloco do motor vai passar pelo radiador para ser resfriada. Ou seja, sua função é manter o sistema funcionando até certa temperatura, quando a temperatura ultrapassa o limite, a válvula se abre e permite que a água comece a circular pelo radiador, para que a temperatura diminua. Quando ela diminui, a válvula se fecha para que o motor volte a se aquecer e mantenha-se na temperatura ideal de  funcionamento.

Como funciona a válvula termostática:

1. O motor entra em funcionamento e a temperatura está abaixo da ideal. Neste momento, a válvula está fechada, para que a temperatura aumente e atinja a temperatura ideal.

2. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula continuará fechada, pois o motor está funcionando na temperatura ideal.

3. Quando a temperatura sobe demais e passa da ideal, a válvula se abre e a água começa a circular pelo radiador para se resfriar. Quando a temperatura desce, a válvula se fecha novamente para que o motor se aqueça até atingir o nível ideal.

Sem ela, seu carro funcionará com o motor muito frio, o que geraria perda de potência, alto consumo de combustível, carbonização acelerada, pois com o motor muito frio o combustível não seria queimado de maneira eficiente, dentre outros possíveis problemas.

Diante disso, podemos perceber o quanto importante é a válvula termostática. Se seu mecânico disser que ela pode ser removida, não aceite e procure outro mecânico.