Utilidades da água sanitária

Publicado em 20 julho, 2013

A água sanitária tem diversas utilidades além do branqueamento de roupas

A limpeza da casa geralmente é um dos trabalhos domésticos mais cansativos e que mais demanda tempo da dona de casa.

Além dela, a lavagem das roupas também é outra atividade que costuma ser bastante trabalhosa, sobretudo quando as roupas estão muito sujas.

Para ajudar na limpeza, tando da casa como de roupas brancas, as donas de casa costumam usar diariamente a água sanitária.

A água sanitária, cujo princípio ativo é o Hipoclorito de sódio, realmente é muito eficiente nesses casos, mas além deles, ela pode ser usada para diversas outras finalidades. Confiras abaixo as principais utilidades da água sanitária.

Verduras
A água sanitária é um excelente desinfetante para frutas, legumes e verduras.

Como desinfetante

A água sanitária é muito eficiente como desinfetante de uso geral. Seu poder antibacteriano faz dela ótima para a limpeza de banheiros, pias, cozinha, utensílios domésticos e diversas outras áreas onde seja importante o combate a bactérias e germes que podem causar doenças ou odores desagradáveis.

Além disso, ela também é ótima para desinfetar alimentos antes de serem consumidos, como as frutas, legumes e verduras, que por ficarem expostas à contaminação durante a colheita e transporte, precisam passar por uma desinfecção para proteger a saúde de quem irá consumi-las.

Da mesma maneira, ela também pode ser usada para desinfectar utensílios domésticos, como panelas, garfos, facas etc.

Como alvejante

Outra utilidade para a água sanitária é a de alvejar e remover sujeiras impregnadas em diversos tipos de superfície. Seu uso mais comum é para o alvejamento de roupas e tecidos, principalmente brancos, mas ela também é eficiente para a limpeza e clareamento de pisos e azulejos, vazo sanitário etc.

Outras utilidades

Uma outra importante utilidade para a água sanitária é a de eliminar as larvas do mosquito da dengue. Em média, 10 ml para cada litro de água já é o suficiente não apenas para matar a larva do mosquito imediatamente, mas também para evitar que mais mosquitos venham a depositar ovos nela.

Essa proteção, em média, permanece ativa por vinte dias. Essa mistura de água com água sanitária pode ser colocada em vasos, em plantas e qualquer outro recipiente que acumule água limpa.

Como vemos, a água sanitária é um importante aliado tanto para a limpeza quanto para a preservação da saúde das pessoas. Portanto, é sempre bom tê-la em casa.