Use a memória RAM como HD e deixe seu PC mais rápido

Publicado em 24 dezembro, 2011 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Grave arquivos temporários na memória RAM e deixe seu PC mais rápido

Por mais que os computadores atuais possuam boas configurações, tenha em mente que sempre é possível torná-los ainda mais rápidos. Em alguns casos, essa melhoria envolve configurações mais avançadas, disponíveis apenas para quem tem muito conhecimento na área de informática.

No entanto, existem técnicas que estão acessíveis a praticamente todos, bastando ter um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do computador e de alguns tipos de programas.

E uma dessas técnicas é chamada de RAM drive. A RAM drive é uma unidade de armazenamento virtual, muito utilizada em distribuições Live, que são, por exemplo, sistemas operacionais que rodam direto de CD.

Ela funciona como um HD, porém, armazena os dados na memória RAM. Essa é a principal vantagem da RAM drive, já que a velocidade de transferência da memória RAM é muito maior do que a do HD.

Use a memória RAM em vez do HD

Para o Windows, um bom programa para criar RAMs drive é o Dataram RAMDisk. Com ele é possível criar discos virtuais para o armazenamento de dados temporários, objetivando ganho de velocidade na manipulação de tais dados.

A versão grátis tem um limite de armazenamento de 4 GB, podendo ser instalado em máquinas com memória RAM a partir de 512 MB.

Como exemplos de utilização do Dataram RAMDisk, podemos citar o armazenamento de cache de navegadores, compilação de arquivos, conversão de arquivos de áudio e vídeo e diversas outras tarefas que incluam a leitura e escrita de dados.

Dessa maneira, os processos serão muito mais rápidos, haja vista que tudo está sendo feito na memória RAM, além de poupar o disco rígido.

  • Nome: Dataram RAMDisk
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: www.dataram.com
  • Tamanho: 3,39 MB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP/2003/2000
Dataram RAMDisk

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.