Usar internet para diagnosticar resultado de exame é perigoso

Publicado em 5 março, 2013

Usar a internet para diagnosticar resultados de exames pode trazer riscos à saúde

A internet é hoje uma das principais fontes de pesquisa e de conhecimento disponível. Informações que antes estavam só disponíveis em livros, revistas, artigos científicos e outros materiais podem ser acessadas em poucos cliques, a qualquer momento e em qualquer lugar, em sites e blogs disponíveis na grande rede.

Além dos textos publicados nos sites, outra fonte de conhecimento são os fóruns e sites de perguntas e respostas, que são locais onde os internautas trocam informações e experiências sobre praticamente todo tipo de assunto, desde dúvidas sobre computadores, sobre o funcionamento dos carros até questões sobre saúde.

E por falar em saúde, hoje é possível encontrar na internet informações sobre praticamente todo tipo de doença, sintomas, tratamento e até medicação. Isso é excelente, pois dessa maneira muitas dúvidas são esclarecidas e muitos mitos tem sua veracidade confirmada ou não. Além disso, o acesso a esse tipo de informação pode ser usado para ajudar a população a se prevenir contra diversos tipos de doenças e perigos.

O grande problema é que, em alguns casos, as informações contidas em sites e blogs especializados em saúde podem ser usadas por leigos para fazer o diagnósticos de doenças e de resultados de exames.

[related_posts]

É bastante comum as pessoas, por ansiedade ou medo, abrirem exames laboratoriais ou clínicos antes de mostrar ao médico. E caso seja constatado que alguns dos resultados estejam fora dos valores de referência, a preocupação e o medo muitas vezes leva o paciente a buscar informações pela internet, e pode acabar chegando numa conclusão errada, num diagnóstico falso. Como exemplo disso podemos citar o nível alto de bilirrubina no sangue, que pode ser sinal de doenças graves, mas que é comum em crianças recém-nascidas.

O principal problema que essa atitude pode trazer é: automedicação, sofrimento por achar que está doente e outras atitudes tomadas com base num diagnóstico equivocado.

Os sites e blogs sobre saúde podem ser visitados, pois são uma ótima fonte de informação. No entanto, é muito importante ter em mente que aquelas informações têm caráter apenas informativo, não substituindo, portanto, uma avaliação e um diagnóstico feito por um médico especialista.

Se você acredita que não consegue separar as coisas, uma informação de um diagnóstico, é aconselhável não abrir o exame antes de mostrar ao médico, e muito menos buscar informações sobre o resultado na internet. Sua saúde e sua tranquilidade com certeza irão agradecer.