Trocar dois pneus do carro: colocar os novos na dianteira ou traseira?

Publicado em 26 janeiro, 2016

Por mais que muitos proprietários de veículos vejam o conjunto de rodas (pneus e jantes) como um acessório, algo que serve para mudar o visual do veículo, não podemos esquecer da sua função principal, que além de outras é manter a estabilidade do veículo em movimento.

Os pneus têm a importante função de manter a aderência do veículo junto ao solo, bem como absorver parte dos impactos e vibrações decorrentes do contato com o solo.

Pneus carecas diminuem essa aderência e aumentam o risco de o carro derrapar, principalmente em curvas ou em terrenos molhados, por exemplo.

Como a maioria dos veículos em circulação no Brasil são de tração dianteira, é mais comum que os pneus dianteiros apresentem mais desgaste que os pneus da traseira. Isso é explicado pelos movimentos laterais que as rodas da frente fazem, para fazer as curvas, e também pela tração, que é a força do motor transmitida para as rodas.

Pelo fato de os pneus dianteiros se desgastarem mais rápido, e também pelo alto custo que é a troca dos quatro pneus, muitos motoristas decidem comprar apenas dois pneus para substituir os que estão com mais desgaste, para posteriormente trocar os outros dois.

Pneu da roda traseira
Pneus novos na roda traseira diminuem o risco de escapadas e derrapagens, principalmente em curvas.

Colocar o pneu novo na dianteira ou traseira?

Nesse momento, é comum surgir a dúvida: os pneus novos devem ser instalados na roda da frente ou de trás?

Já que o pneus dianteiros se desgastam mais rápido, muitos proprietários de veículo fazem primeiro sua substituição.

Outros acreditam que devem trocar primeiro os da frente por eles serem os responsáveis por fazer as curvas e por receberem a tração do motor.

O ideal é que os quatro pneus sejam trocados ao mesmo tempo. No entanto, se só for possível trocar dois de cada vez a recomendação é que os pneus novos fiquem na traseira. Contrariando o que muitos podem pensar, colocar os pneus novos na traseira contribui para melhorar a estabilidade do veículo, sobretudo em curvas.

Pneus novos devem ficar na traseira

A dianteira é controlada pelo volante, e por isso o motorista consegue sentir ou perceber com mais facilidade quando o veículo está preste a rodar, derrapar ou escapar em uma curva. Além disso, caso se perca o controle do veículo pela dianteira, ter o volante nas mãos ajuda a retomar o controle do veículo.

Já na traseira a coisa não é tão simples. Quando o fundo do veículo escapa, por exemplo em uma curva, até que o motorista perceba o veículo já pode ter escapado o suficiente para rodar, dificultando muito a retomada do controle.

Por esse motivo a recomendação é sempre colocar os pneus em melhores condições na traseira, por não se ter um controle direto das rodas como na dianteira, e pela demora que existe em perceber que a traseira do veículo está escapando, em comparação com a dianteira.