Troca de filtro e limpeza do depurador de ar

Publicado em 17 julho, 2013

A limpeza e a troca do filtro do depurador de ar garantem sua vida útil e bom funcionamento

Os depuradores de ar são a melhor solução para evitar que odores e a gordura provenientes do cozimento e fritura de alimentos se espalhem pela cozinha ou pela casa, manchando paredes,  engordurando móveis e eletrodomésticos e deixando o ambiente com cheiro desagradável.

Mas como qualquer outro equipamento, ele precisa de manutenção não apenas para garantir sua vida útil, mas também para garantir que continue funcionando corretamente.

A manutenção preventiva de um depurador consiste, basicamente, em limpeza e troca do filtro.

Troca do filtro

Filtro de depurador de ar

Assim como acontece com qualquer outro tipo de equipamento de realiza filtragem, o depurador de ar deve ter seu filtro trocado, no máximo, a cada quatro meses. Como geralmente o filtro dos depuradores é composto de dois elementos, um de fibras sintéticas e outro de carvão ativado, alguns fabricantes recomendam que a troca do filtro sintético seja feita a cada dois meses, e o filtro de carvão ativado a cada quatro meses.

Se esse prazo não for cumprido, o funcionamento do depurador será comprometido, uma vez que a capacidade de purificar o ar aspirado poderá estar bastante reduzida devido à sujeira acumulada das filtragens anteriores.

A depender do modelo ou marca do depurador, os filtros podem ser redondos ou quadrados, mas seu funcionamento é semelhante.

Limpeza

Além da troca do filtro, a limpeza externa também é importante para evitar o acúmulo de gordura. Para isso use um pano ou flanela com limpadores multiuso. Se houver muita gordura, pode-se usar uma esponja com detergente neutro.