3 aplicativos para quem estuda para concursos públicos

Publicado em 4 julho, 2015 / Atualizado em 22 de janeiro de 2016

Conheça aplicativos que o ajudarão na preparação para as provas de concurso público

Os editais de concurso público costumam cobrar um grande volume de conteúdo programático, muitas disciplinas e muitos temas, exigindo dos candidatos bastante leitura e revisões.

Há alguns anos praticamente o único material de estudo disponível para os “concurseiros” eram os livros e apostilas impressas. O ponto negativo na utilização nesse tipo de material é seu difícil transporte e manuseio, afinal, quem conseguiria estudar numa fila de banco, por exemplo, através de vários livros e apostilas.

Com o aumento na utilização de aparelhos telefônicos do tipo smartphone, que atualmente são verdadeiros computadores de bolso, a criação de conteúdo em formato digital aumentou muito nos últimos anos, possibilitando que uma grande quantidade de conteúdo em texto possa ser transportado e acessado em aparelhos que cabem no bolso, algo impossível de se fazer com um livro em papel, por exemplo.

Os materiais de estudo são principalmente criados na forma de texto e em formato PDF, mas também vídeo e áudio.

Junto com essa mudança no modo de estudar e com as inovações tecnológicas surgidas, outras ferramentas de auxílio na preparação para as provas de concursos públicos surgiram: os aplicativos.

Os aplicativos podem facilitar muito a vida de quem estuda para concurso, seja organizando conteúdo, realizando testes e simulados, ou apenas reunindo informações sobre disciplinas e concursos abertos.

Abaixo listamos três aplicativos que irão ajudá-lo na preparação para as provas de concurso.

Informações sobre novos concursos: Xpert Concursos. Este aplicativo atualiza os usuários sobre novos concursos e demais informações sobre os certames em andamento. Estão disponíveis diversas opções de filtro como por estado, cidade e nível de escolaridade exigido. Para facilitar a vida do concursando, o aplicativo disponibiliza um resumo do edital do concurso bem como o link para o edital completo.

Simulados: Questões de Concurso Aprova. Sem dúvida um dos melhores e mais completos aplicativos de simulado. Contando com mais de 350 mil questões de concurso, divididas em diversas disciplinas, o Questões de Concurso Aprova tem como ponto positivo a organização, atualizações frequentes, além de funcionalidades como rankings, estatísticas, caderno off-line e interação com os demais usuários do aplicativo.

Par organizar o estudo: Aprovado. Além do extenso conteúdo cobrado pelos editais, outro ponto crítico na preparação para as provas é a organização das disciplinas e do tempo reservado aos estudos. Com o Aprovado você poderá criar sua rotina de atividades, criando uma agenda de estudos, determinando quais disciplinas serão estudas em cada dia da semana, bem como a quantidade de tempo reservada para cada uma delas.

Existem uma infinidade de aplicativos voltados para concursos públicos, que podem ser baixados no Google Play. Contudo, esses três aplicativos  indicados além de realmente serem gratuitos, possuem atualizações frequentes e são bastante úteis para quem estuda para concursos.