Treinar até a falha na musculação

Publicado em 30 janeiro, 2013 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

Treinar até a falha muscular significa forçar o músculo até ele não aguentar mais fazer o movimento ou repetição

No treinamento de musculação é possível criar uma grande variedade de rotinas de treino e de técnicas para fazer os exercícios. Técnicas essas geralmente relacionadas à cadência das repetições ou carga de peso usado nas séries, por exemplo.

É importante observar e ter conhecimento sobre os exercícios existentes bem como rotinas possíveis para adequar o treino de musculação à realidade pessoal de cada um.

Outro ponto bastante importante que deve ser conhecido plenamente pelo praticamente de musculação diz respeito à sua fisiologia. Ou seja, não adianta ir a melhor academia, fazer os exercícios, ter a melhor dieta se você não conhece seu próprio corpo.

É por isso que existem atletas que tem melhor resultado fazendo um determinado tipo de exercício, usando um aparelho específico, usando um certo suplemento ou mantendo uma dieta diferenciada ou fazendo uma combinação exclusiva de exercícios.

Saber o que mais dá resultado para seu caso específico é de fundamental importância para atingir seus objetivos nos treinos, que no caso da musculação é a hipertrofia muscular, ou seja, ganho de massa muscular.

[related_posts]

Apesar da individualidade de cada pessoa e cada organismo ser importante na determinação de dietas ou rotinas de treino, há técnicas de treino que geralmente possibilitam bons resultados no crescimento muscular praticamente em qualquer caso, e uma já bastante conhecida e utilizada principalmente por atletas mais experientes é o de treinar até a falha.

Treinar até a falha muscular significa, grosso modo, fazer as repetições até que o músculo não aguente mais levantar ou controlar a descida do peso.

Atletas que já chegaram a um excelente nível de desenvolvimento muscular tendem a fazer o exercício até a falha para levar o músculo ao seu limite, ao nível máximo de hipertrofia, possivelmente não conseguido facilmente com o treino normal.

Como treinar até a falha

O treinamento até a falha consiste em fazer a repetição até que o músculo não consiga contrair suficiente para concluir o movimento. Em geral, o número de repetições usados é o mesmo que o atleta faz rotineiramente, com a diferença de, após a falha, ele fazer mais duas ou três repetições com o auxilio de um amigo ou instrutor.

Por esse motivo, sempre que for treinar até a falha é importante ter algum auxiliar para ajudá-lo, pois além de ele ser útil para a execução do treino, ajudará também na sua segurança. Afinal de contas, já imaginou estar fazendo uma série de supino até a falha e travar no meio do movimento? Um acidente grave pode acontecer.

Treino de tríceps
Treinar até a falha exige cuidado para evitar lesões ou até acidentes mais graves.

Vale lembrar que o treino até a falha pode ser feito tanto com o movimento positivo quanto com o movimento negativo. O movimento positivo é aquele que levanta o peso, faz a contração muscular, enquanto que o negativo é aquele em que relaxamos o peso, ou quando descemos o peso até o chão ou suporte.

Este tipo de técnica de treino, feita de maneira inadequada e sem supervisão de um instrutor capacidade pode oferecer risco de lesões musculares ou nos nervos, por esse motivo procure orientação de profissional especializado antes de levar seus músculos até o limite.