Traduzir arquivos PDF, DOCX e outros

Publicado em 30 novembro, 2012 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

Traduza textos em arquivos PDF para o português e outros idiomas

Na internet é possível encontrar praticamente de tudo. Vídeos, imagens , animações e textos sobre os mais diversos assuntos podem ser pesquisados, baixados ou lidos pela internet.

No caso de conteúdo visual, como imagens e vídeos, geralmente sua origem não afeta em nada a compreensão do que está sendo visto. No entanto, quando o material pesquisado se trata de textos, a situação é diferente.

Como a maior parte da população fala apenas seu idioma nativo, no caso do Brasil, o português, na maioria dos casos a busca por conteúdo em texto fica restrita apenas para materiais escritos em nosso idioma oficial. À primeira vista não há problema, já que essa é a nossa língua mãe. O problema é que existe muito conteúdo de qualidade escrito em outro idioma e sem tradução para o português, o que dificulta a vida de quem não sabe ler no idioma no qual o texto foi escrito.

Existe uma grande quantidade de textos científicos sobre os mais diversos assuntos escritos em inglês ou outro idioma e disponibilizado na internet para quem quiser ler e pesquisar, geralmente em formato PDF. Textos estes que em muitos casos não são aproveitados por quem só fala português.

[related_posts]

Para contornar essa dificuldade, uma alternativa, mesmo que não seja a mais completa (já que em alguns casos há frases que ficam meio sem sentido), é usar uma ferramenta automática para traduzir o arquivo PDF para português, possibilitando ou facilitando a compreensão do que está sendo passado. Para isso, existe uma famosa ferramenta de tradução, e que poucos sabem que ela traduz arquivos, o Google Tradutor.

Tradutor

Para usar a ferramenta, visite o Google Tradutor, e logo abaixo da área de texto clique em “traduza um documento”. Em seguida será aberta uma janela para que o documento a ser traduzido seja localizado. Depois de selecionar o arquivo basta clicar em “Traduzir” e aguardar  a tradução do documento PDF. Na verdade, é possível diversos tipos de arquivos além do PDF, como o DOC e o DOCX, por exemplo, além de outros.

O texto traduzido será exibido numa janela e não num outro arquivo PDF. A partir daí você decide o que fazer, copiá-lo e colá-lo no Word ou criar um novo documento em qualquer outro formato.