Traduza temas e plugins diretamente no painel do WordPress

Publicado em 28 março, 2016

Plugin para tornar mais rápida e fácil a tarefa de traduzir temas e plugins do Wordpress

O WordPress é uma das mais famosas plataformas de blogs que existem na atualidade. Na verdade, ele se tornou um CMS capaz de gerenciar todo tipo de página, desde blogs, grandes portais até lojas virtuais.

Infelizmente, como costuma acontecer em quase tudo relacionado à tecnologia, a quantidade de ferramentas, plugins, temas e diversos outros sistemas em português é muito pouco, e quando se fala em grátis é quase inexistente.

Na maioria das vezes que instalamos um tema ou plugin no WordPress, estes estão em outra língua, sobretudo inglês, o que nos obriga a traduzi-los principalmente para que os visitantes não se assustem ao se deparar com um site com textos em outra língua.

Basicamente existem duas maneiras para traduzir temas ou plugins do WordPress, a primeira é feita através da edição dos arquivos PHP, Javascript etc., a segunda, e que está sendo mais utilizada atualmente, é aplicar as traduções ao arquivo de linguagem .PO/.MO.

Traduzir um tema ou plugin pelo aquivo .PO é muio mais rápido e fácil do que ter abrir diversos arquivos atrás dos textos a serem traduzidos. Basta aplicar a tradução que automaticamente o sistema reconhece e começa a exibir o texto traduzido.

A maneira mais conhecida de traduzir arquivo .PO / MO é através do programa PoEdit, que é excelente. No entanto, para isso devemos acessar o arquivo no diretório do WordPress, o que dá um pouquinho a mais de trabalho.

Para facilitar ainda mais a nossa vida no momento de traduzir temas e plugins do WordPress, foi desenvolvido o plugin Loco Translate. Esse plugin é muito fácil de usar e torna o processo de tradução muito mais rápido, pois fazemos a tradução diretamente do painel administrativo do WordPress.

Não é necessário um tutorial mostrando passo a passo como utilizá-lo, pois quem já trabalha com WordPress não terá a menor dificuldade em utilizá-lo. Passamos abaixo apenas algumas observações.

Para iniciar a tradução, na página do Loco Translate localize o tema ou plugin a ser traduzido, em seguida clique no link “New Language”, depois selecione o nome do arquivo, no caso de português brasileiro é pt_BR.

Criando novo arquivo de tradução

O próximo passo é começar a tradução, clicando no termo em inglês e em seguida no campo inferior da tela digitando o termo em português.

Traduzindo texto

Na maioria dos temas e plugins, além do aquivo .PO e .MO, existe o arquivo .POT. O arquivo .POT é um modelo necessário para criar uma nova tradução. Ou seja, através do arquivo .POT geramos o .PO / .MO. Por exemplo: nome_do_tema.POT (geralmente o arquivo .POT vem com o nome do tema ou plugin). A partir dele geramos os arquivos que conterão a nossa tradução: pt_BR.po e pt_BR.mo.

O plugin automaticamente salva os arquivos de tradução na pasta correta, mas se acontecer algum problema, saiba que praticamente todo plugin ou tema possui uma pasta chama “Lang” ou “Language”, que fica dentro de sua pasta principal.

Depois de traduzir os textos no Loco Translate, basta salvar a tradução. Pronto, pode acessar o blog para conferir que tudo foi traduzido de acordo com o que foi feito no Loco Translate. Para baixar o plugin, visite sua página oficial no WordPress.org clicando no link acima.